Com paisagens deslumbrantes e diversidade de vida selvagem, Zimbábue conquista os visitantes que se aventuram entre suas belezas naturais.
Desde as majestosas Victoria Falls até as Ruínas do Grande Zimbábue, com certeza você viverá momentos únicos neste destino.
Ao longo desse conteúdo, vamos apresentar as principais atrações turísticas do país e ainda dar dicas valiosas para a sua viagem. Aproveite a leitura!
Conheça também:
- Tailândia: tudo que você precisa saber sobre o destino
- Sri Lanka: tudo que você precisa saber sobre o destino
Quando ir para Zimbábue?
A melhor época para visitar o Zimbábue é entre abril e maio. Por ser o final do período de chuvas, os passeios ao Victoria Falls são garantidos — assim como para outras atrações e atividades famosas, como o Safári.
O inverno, entre maio e outubro, também é uma ótima estação para visitar o país, quando as temperaturas estão amenas e há poucas chuvas.
Como chegar ao Zimbábue?
Não existem voos diretos do Brasil para Zimbábue, mas você encontra trajetos com apenas uma parada saindo de São Paulo para Harare, capital do país, com duração que varia de 12 a 18 horas.
Além disso, é possível chegar ao destino de carro, pela Botsuana ou por Zâmbia. Quem sabe você não monta um roteiro que inclua também esses destinos? Assim, poderá fazer um tour bem completo pela África!
Onde ficar em Zimbábue?
Em Zimbábue você encontra diferentes estilos de hotéis, desde opções modernas até algumas mais rústicas, imersas na natureza incrível desse país — há também casas flutuantes onde você pode se hospedar!
Quer saber quais são essas acomodações e as melhores para sua viagem? Peça ajuda da equipe da Laike Turismo!
O que fazer no Zimbábue?
As belezas naturais são a principal atração do Zimbábue, que atrai visitantes interessados em conhecer de perto essas paisagens. Veja abaixo quais são as mais famosas e saiba como montar seu roteiro para esse destino!
1. Harare (capital de Zimbábue)
Além de porta de entrada do país, Harare também se destaca por sua ótima infraestrutura, com hotéis modernos, várias opções de restaurantes, bares e mercado de artes.
Portanto, ainda que a maioria dos turistas apenas use a cidade para se hospedar, enquanto explora os safáris ao seu redor, recomendamos também selecionar um dia para conhecer a capital do Zimbábue.
2. Victoria Falls
As Cataratas de Victoria são uma das maiores do mundo, com impressionantes 108 metros de altura. Portanto, esse é o ponto turístico mais famoso do Zimbábue.
Localizada na fronteira do país com a Zâmbia, o local proporciona não apenas uma visão incrível da natureza, como também várias atividades de aventura, como rafting, bungee jump, passeio de helicóptero e safáris.
Além disso, as cataratas ficam em uma cidade com seu nome, Victoria Falls, que mesmo sendo pequena oferece a estrutura necessária para você se hospedar enquanto passeia pela região.
3. Ruínas do Grande Zimbabwe
O Great Zimbabwe Ruins é um sítio arqueológico localizado em Zimbábue, com ruínas que datam dos séculos XI a XIV, período em que a região funcionava como o centro da antiga civilização do país.
No entanto, o local foi abandonado em 1450, devido à falta de alimentos, e atualmente é considerado um dos patrimônios da Humanidade pela UNESCO.
Durante a sua visita, você poderá conhecer ruínas de muralhas e torres impressionantes.
4. Parque Nacional de Hwange
Ao lado do Victoria Falls está localizado um dos maiores parques nacionais da África e o mais famoso de Zimbábue: o Hwange.
Durante um safári, você terá a oportunidade de conhecer girafas, elefantes, hipopótamos, antílopes, leão e centenas de espécies diferentes de pássaros. Portanto, essa é uma parada obrigatória para quem deseja observar a vida selvagem em seu habitat natural.
5. Lago Kariba
O Lago Kariba é um dos maiores lagos artificiais do mundo e um dos destinos populares para quem deseja praticar pesca nesta região.
Além disso, você pode fazer passeios de barco e observar a vida selvagem que vivem em seus arredores, incluindo elefantes, hipopótamos, girafas e várias espécies de aves.
Existem também casas flutuantes no Lago Kariba, onde os turistas podem se hospedar e viver uma experiência única durante sua viagem ao Zimbábue.
Onde comer em Zimbábue?
Durante sua estadia, não deixe de experimentar a culinária do Zimbábue, bastante rica e variada, que reflete perfeitamente a diversidade cultural desse país. Entre seus pratos, os mais populares são:
- Sadza: feito de farinha de milho e água, geralmente servido como acompanhamento para carnes, verduras e molhos;
- Kapenta: pequenos peixes secos, geralmente fritos e servidos com sadza e legumes;
- Mopane Worms: larvas de uma mariposa consideradas uma iguaria, que podem ser servidos fritos ou cozidos;
- Maheu: bebida fermentada feita de milho;
- Chibuku: cerveja fermentada tradicional feita à base de milho;
- Bota: mingau de milho geralmente consumido no café da manhã.
Informações úteis para sua viagem
Confira abaixo algumas informações importantes para sua viagem:
Visto
Os brasileiros precisam de visto para entrar no Zimbábue, que pode ser adquirido no momento da chegada. Para isso, é preciso apresentar esses documentos:
- Passaporte sem carimbos israelenses;
- Comprovante de renda suficiente para a estadia;
- Comprovante de voos de ida e de volta;
- Documentos que comprovem o propósito da viagem.
- Documentos solicitados para o próximo destino.
Transporte
O meio de transporte usado durante a sua viagem dependerá muito do seu roteiro e pacote contratado. Contudo, alugar um carro é uma ótima opção para viajar entre as cidades e atrações turísticas, garantindo maior autonomia e flexibilidade.
Fuso horário
O fuso horário do Zimbábue está 5 horas à frente de Brasília.
Tomada e eletricidade
O padrão de tomada usado em Zimbábue é do tipo G, com três pinos retangulares em formato triangular, enquanto a voltagem é de 220V e frequência de 50 Hz.
Moeda e câmbio
A moeda oficial do Zimbábue é o dólar americano. Saiba onde fazer o câmbio.
Idioma
Zimbábue possui 16 línguas oficiais, incluindo: inglês, shona, ndebele, chewa, chibarwe, kalanga e entre outras.
Prepara-se para conhecer as belezas naturais desse país com um roteiro completo e bem planejado. Fale com o time da Laike Turismo e receba um planejamento com tudo que você e sua família precisam para essa aventura!