O Uruguai é uma joia escondida da América do Sul, que reserva em suas fronteiras aventuras inesquecíveis, paisagens incríveis e muita história.
Então, se você está em busca de um destino completo e com atrações bem próximas umas das outras — perfeitas para um roteiro mais curto — precisa escolher esse país para sua próxima viagem.
Acompanhe conosco esse guia completo para descobrir como chegar no Uruguai, suas principais cidades turísticas, pratos típicos e outras informações importantes. Boa leitura!
Conheça também:
- Irlanda do Norte: tudo o que você precisa saber sobre o destino
- Luxemburgo: tudo o que você precisa saber sobre o destino – Laike Turismo
Quando ir para o Uruguai?
O melhor período para conhecer o Uruguai é no verão, entre os meses de dezembro e março, em que as temperaturas estão agradáveis e os dias bem quentes, perfeitos para seus passeios no litoral.
Por outro lado, quem escolher o inverno, esteja preparado para abdicar de alguns destinos em seu roteiro e não esqueça de colocar em sua mala roupas de frio, pois as temperaturas podem cair nesse país.
Como chegar ao Uruguai?
Existem voos diretos do Brasil para o Uruguai, saindo de São Paulo com destino para Montevidéu, com duração média de 3 horas. Portanto, quem não morar na capital paulista precisará fazer escalas nessa cidade ou até mesmo na Argentina, nos trajetos com destino a Punta Del Este.
Onde ficar no Uruguai?
No Uruguai você encontra ótimas opções de hotéis, nas principais cidades turísticas desse país, com todo conforto e tranquilidade necessários para sua viagem. Conheça as melhores opções selecionadas pela equipe da Laike Turismo!
O que fazer no Uruguai?
O Uruguai é um país encantador, que pode ser explorado de diferentes formas: desde a sua agitada capital até cidades mais litorâneas e tranquilas.
Confira abaixo os principais destinos turísticos desse local, que você não pode deixar de conhecer durante sua viagem:
1. Montevidéu (capital do Uruguai)
A capital do país é também um dos seus principais destinos turísticos, por concentrar não apenas muita cultura e história, como também praças belíssimas e uma praia de água doce, do Rio da Prata, ideal para os dias mais quentes.
Dentre as atrações de Montevidéu, as mais famosas são:
- Puerta de la Ciudadela;
- Plaza Independencia em Montevidéu;
- Palácio Salvo em Montevidéu;
- Parque Batlle;
- Museu da Casa do Governo;
- Teatro Solís.
2. Punta del Este
Com apenas 130 km de distância da capital do Uruguai, Punta Del Este é também um dos destinos mais populares entre os turistas, especialmente aqueles que desejam curtir sua vida noturna agitada.
Afinal, na cidade você encontra restaurantes famosos e até mesmo cassinos, assim como praias e o Casapueblo, que funciona como um hotel, galeria de arte, restaurante e Café & Lounge Bar — ou seja, uma parada obrigatória para os visitantes.
Inclusive, dizem que essa foi a construção que inspirou a música “A Casa” de Vinícius de Moraes, na época em que ainda funcionava como a residência de Carlos Páez Vilaró, um artista plástico responsável por sua construção, que era amigo do cantor.
3. Colonia del Sacramento
A Colonia del Sacramento fica há 180 km de distância de Montevidéu e chama a atenção dos turistas por ser um povoado construído em uma fortaleza, erguido em 1680. Inclusive, o portão e alguns balaústres ainda podem ser vistos no local.
Por ser um destino histórico, recomendamos que você reserve um dia para caminhar por suas ruas, explorando as construções antigas e registrando cada momento encantador — com certeza você vai sentir como se tivesse viajado no tempo.
Durante seu passeio, não deixe de visitar:
- Farol de Colonia del Sacramento;
- Plaza Del Toros Real de San Carlos;
- Plaza Mayor em Colonia del Sacramento.
4. Piriápolis
Para quem está em busca de um destino litorâneo no Uruguai, Piriápolis é a melhor opção! Afinal, a cidade conta com 25 km de praias, com destaque para a avenida Rambla, que também possui um calçadão em curva e coqueiros.
Além de se refrescar em uma das suas praias, durante sua estadia não deixe de subir no Cerro San Antonio, de preferência de teleférico, e garantir uma vista panorâmica dessa região.
5. Salto
Salto atrai os turistas que desejam explorar os benefícios das suas águas termais, acessadas pelos parques termais da cidade, como Daymán e Arapey.
Além disso, você pode aproveitar a estadia para conhecer o Museu do Teatro Larrañaga em Salto, que possui vários espetáculos ao longo do ano, bem como um interior belíssimo e rico em detalhes — vale a pena chegar um pouco mais cedo para admirá-los.
Onde comer no Uruguai?
A culinária do Uruguai é influenciada pelos povos europeus e indígenas que habitaram essa região, proporcionando pratos únicos e saborosos. Os mais conhecidos são:
- Asado: churrasco uruguaio, onde carnes, como costelas, linguiças e morcelas (linguiça de sangue), são grelhadas lentamente em uma churrasqueira;
- Chivito: sanduíche uruguaio feito com carne grelhada (de vaca ou lombo de porco), presunto, queijo, alface, tomate, bacon, ovo e maionese, servido em um pão redondo;
- Parrillada: seleção de carnes grelhadas, como costelas, bifes, linguiças e miúdos, servidas com molhos e acompanhamentos;
- Choripán: sanduíche simples feito com linguiça chorizo grelhada, geralmente servido em um pão francês com chimichurri;
- Fainá: massa fina feita com farinha de grão-de-bico, água, azeite e sal, assada no forno até ficar crocante.
Informações úteis para sua viagem
Confira abaixo algumas informações que vão te auxiliar na programação da sua viagem:
Visto
Os brasileiros não precisam de visto para viagens de até 90 dias no Uruguai, mas devem apresentar:
- Passaporte válido com uma página de visto em branco;
- Comprovante dos voos de ida e volta;
- Comprovante de hospedagem;
- Comprovante de fundos suficientes para o tempo de estadia.
Transporte
A melhor forma de se locomover durante sua viagem para o Uruguai é alugando um carro, pois as atrações turísticas costumam ser distantes umas das outras, e ter esse veículo disponível vai te ajudar a economizar com Uber ou táxi.
Saiba onde fazer essa locação com antecedência!
Fuso horário
Não há diferença de fuso horário entre Brasília e o Uruguai, portanto, não se preocupe em mudar os seus relógios.
Tomada e eletricidade
O padrão de tomada usada no Uruguai é o Tipo L, com três pinos alinhados, simétricos e arredondados, compatível com o Tipo C, antigamente usado no Brasil e ainda encontrado em alguns dispositivos. Além disso, a voltagem é de 220 V.
Então, não esqueça de levar seu adaptador universal!
Moeda e câmbio
A moeda oficial do Uruguai é o peso uruguaio. Saiba onde fazer o câmbio dessa moeda!
Idioma
O idioma oficial do Uruguai é o espanhol, mas como as escolas ensinam a língua portuguesa aos alunos, é comum também encontrar uruguaios que saibam falar português.
Já sabe onde vai desembarcar na sua próxima viagem? Então, planeje essa sua aventura com a Laike Turismo e garanta maior conforto, tranquilidade e segurança para todo mundo.
Personalize sua viagem conosco e receba pacotes especialmente montados para você!