Já pensou em conhecer o país mais antigo do mundo? Fundado em 301 d.C, San Marino é um Patrimônio da humanidade pela UNESCO e também um dos menores países do mundo.
Localizado na península italiana, essa pequena nação foi preservada ao longo da história, inclusive durante o Império de Napoleão, e hoje é um destino perfeito para quem ama conhecer edificações antigas e viver uma imersão no tempo.
Portanto, venha conosco nesse conteúdo para descobrir como a arquitetura medieval impressionante de San Marino e toda a cultura e história desse país. Boa leitura!
Quando ir para San Marino?
A melhor época para visitar San Marino é no verão, que ocorre entre os meses de junho e agosto, pois as temperaturas estão mais elevadas e há menos chuvas, garantindo seus passeios entre as ruas antigas do país.
Contudo, você também pode visitar esse destino na primavera, entre março a maio, quando o clima está agradável, as temperaturas amenas e há menos turistas.
Como chegar em San Marino?
Como San Marino não tem aeroporto, você precisará pegar um voo para cidades italianas próximas a esse país, como Rimini (20 km), Forli (68 km) e Bolonha (129 km).
Em seguida, pegue um ônibus com destino a San Marino ou alugue um carro e faça essa viagem por conta própria — basta seguir as instruções fornecidas que você facilmente consegue chegar.
Onde ficar em San Marino?
Em San Marino, você encontra excelentes opções de acomodações, que garantem o máximo de conforto, charme e encanto para a sua viagem histórica. Conheça os melhores hotéis selecionados pela equipe da Laike Turismo!
O que fazer em San Marino?
Com apenas 61,2 km² e 30 mil habitantes, a pequena nação de San Marino fica localizada no Monte Titano e dividida em 8 cidades:
- Città di San Marino (capital de San Marino);
- Borgo Maggiore;
- Serravalle;
- Domagnano;
- Fiorentino;
- Acquaviva;
- Faetano;
- Montegiardino.
Além das edificações e ruas medievais, que proporcionam um cenário perfeito para uma verdadeira imersão histórica, os visitantes também podem explorar pontos turísticos como:
- Palácio Público;
- Piazza Della Libertà;
- Teleférico de San Marino;
- Três Torres de San Marino;
- Basilica del Santo.
Não deixe de aproveitar que San Marino é Tax Free (não cobra impostos) para comprar bastante, inclusive, em lojas de marca.
O Centro de Informações Turísticas de San Marino também é uma parada obrigatória para os visitantes do país, no qual você pode tirar suas dúvidas e consultar mapas das cidades — não deixe de carimbar seu passaporte!
Onde comer em San Marino?
Outro passeio que não pode faltar em seu roteiro durante San Marino é almoçar ou jantar em um dos restaurantes com vista panorâmica para as paisagens da região.
Nesses restaurantes, você também poderá aproveitar a culinária do país, bastante influenciada pela gastronomia italiana, que inclui no cardápio pratos como:
- Brodetto: ensopado de peixe, mas é preparado também com outros frutos-do-mar e servido com molho de tomate e alho;
- Passatelli: massa caseira feita com pão ralado, queijo ralado, ovos e noz-moscada, cozida em um caldo de galinha;
- Polenta: massa à base de farinha de milho cozida, servida como acompanhamento para carnes ou ensopados;
- Strozzapreti: massa italiana feita à mão, com formato de corda torcida, servida com molho de tomate e queijo;
- Torta Tre Monti: camadas de bolachas de amêndoas intercaladas com chocolate e um recheio de avelãs.
Informações úteis para a sua viagem para San Marino
Para que sua viagem para San Marino seja tranquila, veja abaixo algumas informações que você deve estar atento antes de embarcar:
Visto
Os brasileiros não precisam de visto para entrar em San Marino (e nem na Itália) para viagens turísticas de até 90 dias, contudo, devem apresentar esses documentos:
- Passaporte original válido;
- Comprovante de passagens de ida e volta;
- Comprovantes de hospedagem e renda suficiente;
- ETIAS San Marino (a partir de 2025);
- Comprovante de seguro de viagem internacional.
Saiba onde adquirir seu seguro de viagem para San Marino!
Transporte
A principal forma de se locomover em San Marino é a pé, visto que o país é bem pequeno e suas cidades são próximas umas das outras.
Além disso, você pode alugar um carro para percorrer entre as cidades ou utilizar o teleférico para chegar nas três torres — e ainda garantir uma vista panorâmica desse destino.
Fuso horário
A diferença de fuso horário entre o Brasil e San Marino é de 5 horas.
Tomada e eletricidade
As tomadas usadas em San Marino são do Tipo C e do Tipo F, enquanto a eletricidade é de 230 V.
Moeda e câmbio
A moeda oficial de San Marino é o Euro, assim como na maioria dos países europeus. Saiba onde fazer o câmbio dessa moeda!
Idioma
O idioma oficial é o italiano, contudo, a população local também fala samarinês, um dialeto comum em algumas regiões da Itália.
Venha explorar as cidades do menor país do mundo! Planeje sua viagem para San Marino com a Laike Turismo e garanta um guia com tudo organizado para sua estadia.