Conhecer a Rússia é visitar a história do mundo por meio de suas construções e paisagens. A dinâmica fica mais interessante ainda quando vem à tona a mistura entre música e dança, com o balé referenciado mundialmente, além da gastronomia dona de nomes como o famoso caviar e a animada vodka.
O maior país da Terra localiza-se com parte do território em solo europeu e outra parte na Ásia. É possível viajar pela Rússia vendo a modernidade e a tradição em um mesmo ponto turístico.
Venha conosco descobrir o que de melhor tem para se fazer na Rússia, além das informações mais importantes antes de embarcar para esse destino! Acompanhe!
Quando ir à Rússia?
Para quem prefere aproveitar o melhor da primavera e verão, os meses entre maio e setembro são ideais! Porém, é válido lembrar que os preços podem subir muito nesta alta estação.
Após a segunda quinzena de outubro, o clima russo começa a esfriar muito. Então, é uma boa época para quem gosta de frio.
Entre novembro e fevereiro, o inverno congelante toma conta das ruas e das belas paisagens russas. Esse momento é ideal para quem quiser aproveitar da neve! É possível presenciar fenômenos naturais no céu, incluindo a aurora boreal.
Como chegar na Rússia?
Os aeroportos russos não recebem voos diretos do Brasil. Então, para quem deseja fazer uma viagem à Rússia, é recomendável chegar por meio de outras cidades europeias, como Londres, Paris, Amsterdam e Frankfurt. Dessas cidades é possível chegar a Moscou ou São Petersburgo.
Além da chegada por meio de avião, a Rússia possui trens e ônibus que levam turistas das cidades que fazem fronteira com o país. Nesse formato, aproveitar para sentar na janela e apreciar a vista é a melhor pedida!
Onde ficar na Rússia?
Muitas são as possibilidades de hospedagem na Rússia. Para os turistas que gostam de andar, conhecer ruas e monumentos, ficar no centro das cidades é o ideal. A vista da sacada do seu quarto também pode contribuir muito na experiência por lá!
Monte seu roteiro conosco e tenha acesso às melhores hospedagens da Rússia. Evite a dor de cabeça de selecionar um lugar sem ter referências e acabar não tendo uma experiência impactante.
O que fazer na Rússia?
Veja o que conhecer em cada lugar:
Moscou
- Praça Vermelha, atrativo importante na história do país durante o período soviético
- Catedral de São Basílio, com a suntuosa arquitetura colorida de um conjunto de 10 igrejas
- Mausoléu de Lênin, que abriga o corpo do líder da URSS
- Teatro Bolshoi, a tradução do balé clássico
São Petersburgo
- Museu Hermitage, ou Palácio de Inverno, com a história dos Czares
- Igreja do Sangue Derramado, marco histórico onde ocorreu o assassinato de Alexandre II
- Palácio Peterhof, a elegância da Europa com seus jardins e estátuas
Novosibirsk
- Teatro de Ópera e Balé Novosibirsk, mostrando sua imponente fachada com 12 colunas
- Praça de Lênin, para conhecer mais a fundo a história dessa nação
Onde comer na Rússia?
A culinária russa é riquíssima. Dos clássicos como caviar e vodka, a parte de alimentos e bebidas do país atrai muitos visitantes e é um dos principais chamarizes para turistas.
Devido à localização do país, a influência é tanto europeia como oriental. Outro fator muito importante para a riqueza da gastronomia desse local é o clima! Entre pratos quentes e frios, o cardápio sempre pode ser variado.
Já anota as dicas abaixo para incluir nas suas refeições:
- Kholoteds (gelatina de carne)
- Borscht (sopa quente com beterrabas e tomates)
- Solyanka (sopa picante de peixe, carne ou cogumelos)
- Blini (panqueca com massa fina e recheada)
- Goluptsi (charuto de repolho recheado com carne)
Informações úteis para a sua viagem para Rússia
Visto
Para quem vai a turismo, o visto não é necessário. Porém, é preciso respeitar o período máximo de permanência no país de até 90 dias.
Transporte
Há disponibilidade de trens, ônibus, transporte público, metrôs, Ubers e trolleys para quem visita o país. Para quem deseja explorar Moscou com as tradicionais caminhadas entre os pontos turísticos, o metrô oferece largas escalas de linhas, além de mapas para facilitar a localização.
Se você for viajar de cidade a cidade, opte também por alugar um carro e ter maior independência entre os destinos.
Fuso horário
Um país tão grande como a Rússia possui diversos fusos. Ao todo, são 11. Em relação ao Brasil, e utilizando o fuso horário da capital do país, Moscovo, a diferença é de 6 horas.
Tomada e eletricidade
Os padrões de tomada mais comuns encontrados são do Tipo C e Tipo F. A voltagem mais encontrada no país é a de 220v. Porém, há muita disponibilidade para aparelhos bivolts.
Moeda e câmbio
A moeda oficial da Rússia é o Rublo russo. Recomenda-se, inclusive, que o viajante troque seus dólares por rublos para ganhar na conversão! Outra dica valiosa é usar euro no lugar do dólar, uma vez que a Rússia está mais próxima da região onde essa moeda é utilizada. Fique atento ao câmbio do dia.
Idioma
O russo é o idioma materno do país, mas é tranquilo viajar tendo o inglês como chave para se comunicar.
Descubra a Rússia e toda sua diversidade! Entre em contato conosco e monte seu roteiro de viagem pelas principais cidades do país!