Preparado para conhecer não apenas um, mas vários destinos encantadores do nosso nordeste? Venha embarcar nessa aventura na Rota das Emoções.
O trajeto engloba as belezas naturais mais bonitas da nossa costa, em um passeio que exige algum tempo, mas que com certeza trará memórias inesquecíveis.
Se você ainda não conhece a Rota das Emoções, venha conosco! Descubra os principais pontos turísticos desse circuito e saiba quais não podem faltar em seu roteiro.
Conheça também:
O que é a Rota das Emoções?
A Rota das Emoções é um circuito turístico que conecta as principais paisagens naturais do nordeste brasileiro, incluindo os estados do Maranhão, Piauí e Ceará, em um trajeto de encantos e passeios incríveis.
Durante esse circuito, os viajantes têm a oportunidade de realizar diferentes atividades, como passeios de barco, prática de kitesurf e windsurf, além da oportunidade de experimentar a gastronomia típica e conhecer as tradições das comunidades locais.
Quando ir para Rota das Emoções?
Por ser um circuito bem extenso, a melhor época para sua viagem dependerá de quais destinos você planeja conhecer da Rota das Emoções.
Contudo, independente da sua escolha, saiba que o verão é a alta temporada dessa região, principalmente nos meses de dezembro e janeiro. Além disso, de fevereiro a maio é comum haver muitas chuvas, então, esteja preparado.
Como chegar em Rota das Emoções?
Como a Rota das Emoções inclui cidades do interior, que geralmente não possuem aeroportos próprios, a melhor forma de chegar nesses destinos é desembarcando na capital mais próxima e finalizando o trajeto de carro alugado, ônibus ou transfer particular.
Inclusive, uma ótima forma de garantir seu translado entre as cidades da Rota das Emoções é contratar um pacote de viagem completo, com todos os percursos incluídos — pelo menos, dos locais em que você desejar conhecer.
Onde ficar em Rota das Emoções?
Ao longo da Rota das Emoções você encontra diferentes tipos de acomodações, desde pousadas mais simples e familiares até luxuosos hotéis beira-mar. Para saber quais melhor se encaixa em seu roteiro e planejamento, confira a seleção feita pela equipe da Laike Turismo!
Quais os roteiros da Rota das Emoções?
A Rota das Emoções percorre várias cidades e vilarejos encantadores nos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, cada um com experiências e belezas únicas.
Conheça abaixo quais destinos fazem parte do roteiro desses estados e escolha quais serão suas próximas paradas:
Rota das Emoções de Piauí
- Parnaíba: cidade com bastante infraestrutura e de onde saem os passeios para o Delta, o único em mar aberto das Américas, em um passeio que permite ver a rica fauna e flora da região;
- Cajueiro da Praia: abriga a Praia de Barra Grande, conhecida por chamar atenção dos praticantes de kitesurf;
- Ilha Grande: mesmo sem opções de hospedagens, o local possui belíssimas paisagens, sendo considerada uma das portas de entrada do Delta do Parnaíba;
- Luís Correia: abriga as melhores praias do Piauí, como a Praia do Atalaia e a Praia Peito de Moça.
Rota das Emoções do Maranhão
- Barreirinhas: principal ponto de acesso para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que serve como base para os visitantes que desejam explorar as famosas dunas e lagoas do parque;
- Santo Amaro do Maranhão: outro acesso aos Lençóis Maranhenses, menos movimentado que Barreirinhas, que oferece uma experiência mais rústica, sendo cercado por algumas das maiores lagoas do parque;
- Paulino Neves: conecta os Lençóis Maranhenses ao Delta do Parnaíba, oferecendo uma paisagem mista e incrível, composta por rio, mar, lagoas e dunas;
- Tutóia: é uma das portas de entrada para o Delta do Parnaíba e abriga os Pequenos Lençóis Maranhenses, que podem ser explorados por passeios em carro 4×4.
Rota das Emoções do Ceará
- Camocim: com belas praias e uma atmosfera tranquila, é um ótimo ponto de parada antes de seguir para Jericoacoara;
- Jericoacoara: famosa por suas praias paradisíacas, dunas impressionantes e o pôr do sol na Pedra Furada;
- Cruz: abriga a famosa Praia do Preá, localizada pertinho do Parque Nacional de Jericoacoara, e perfeita para quem deseja praticar kitesurf;
- Jijoca de Jericoacoara: sua Lagoa do Paraíso e a Lagoa de Jijoca atraem muitos visitantes, assim como seus hotéis luxuosos;
- Barroquinha: um destino mais rústico e simples, mas que proporciona banhos de mar mais tranquilos, hospedagens baratas e pratos com peixes fresquinhos.
Onde comer em Rota das Emoções?
A comida nordestina é bem diversificada, então, dependendo do estado em que você estiver, poderá desfrutar de diferentes pratos e receitas.
Contudo, com certeza você encontrará no cardápio opções como peixes e frutos-do-mar, como a peixada, lagosta, camarões e até mesmo arroz com polvo.
Inclusive, uma experiência imperdível durante seu trajeto pela Rota das Emoções é comer um peixe fresquinho em um dos restaurantes beira-mar, enquanto admira um horizonte de águas cristalinas.
Para os petiscos, não deixe de experimentar as famosas casquinhas (de siri, por exemplo) ou os caldinhos, que podem ser de peixe, de feijão-verde, de camarão e até mesmo de sururu.
Informações úteis para sua viagem
Durante seu planejamento e organização para sua viagem, não deixe de seguir essas dicas:
- Defina um roteiro que inclua seus pontos turísticos favoritos;
- Faça as reservas de hospedagem com antecedência;
- Considere os diferentes meios de transporte disponíveis para se deslocar;
- Leve roupas leves e confortáveis, principalmente se viajar no verão;
- Experimente a culinária local e aproveite para conhecer os pratos típicos de cada região.
Além disso, planeje cuidadosamente sua viagem, de preferência, contando com o suporte de uma empresa preparada como a Laike Turismo!
Nosso time está disponível para te ajudar a organizar o seu roteiro, com tudo que você precisa para conhecer os principais destinos da Rota das Emoções.