A Romênia é um dos destinos mais misteriosos da Europa, perfeito para quem ama uma viagem cultural e histórica.
Afinal, o país é famoso por ser o lar do Drácula — o vampiro mais famoso do cinema — e por abrigar a Transilvânia, uma região montanhosa, em que foram construídas importantes cidades muradas da Europa.
Na Romênia também te espera belas paisagens naturais, comidas deliciosas e muitas aventuras inesquecíveis! Continue conosco nesse guia e descubra outros motivos para escolher esse país como seu próximo destino…
Quando ir para a Romênia?
A melhor época para visitar a Romênia é durante o verão (junho a agosto), em que as temperaturas são mais altas — podendo chegar a 30 °C — e os dias mais longos, perfeitos para as atividades ao ar livre.
Contudo, para quem deseja fugir do calor e da grande quantidade de turistas, recomendamos conhecer o misterioso país durante a primavera (março a maio) e outono (setembro a novembro).
Como chegar à Romênia?
Não há voos diretos do Brasil para a Romênia, mas você encontra vários trajetos com conexão em Istambul, Zurique e Londres.
Além disso, você pode chegar ao país de trem, ônibus ou até mesmo carro, partindo de países europeus próximos, como Hungria, Bulgária e entre outros.
Onde ficar na Romênia?
Ainda que suas principais cidades sejam medievais, a Romênia conta com modernos e aconchegantes hotéis, que oferecem uma excelente experiência para os turistas.
Descubra as melhores opções selecionadas pela equipe da Laike Turismo!
O que fazer na Romênia?
A misteriosa Romênia abriga em suas fronteiras cidades históricas, que vão proporcionar uma verdadeira viagem no tempo para a época medieval, sendo as mais famosas:
1. Bucareste (capital da Romênia)
Fundada pelo famoso Príncipe Vlad, Bucareste é a capital da Romênia e a maior cidade do país, que abriga importantes pontos turísticos da cultura dessa nação, incluindo edifícios históricos, igrejas milenares e belíssimos parques.
As principais atrações dessa cidade são:
- Palácio do Parlamento;
- Praça da Revolução;
- Avenida Calea Victoriei;
- Museu Nacional.
- Distrito Lipscani (centro antigo);
- Youth Park;
- Village Museum;
- Arco do Triunfo.
2. Sibiu
Considerada a capital cultural da Transilvânia, Sibiu é uma das sete cidades muradas da Romênia, localizada na região central do país. Além de abrigar muita cultura, esse local também possui esses pontos turísticos:
- Catedral Ortodoxa;
- Praça Albert Huet;
- Rua Cetatii;
- Torre do Conselho;
- Museu Brukenthal;
- Ponte das Mentiras;
- Castelo de Poenari;
- Palácio de Samuel von Brukenthal.
3. Cluj-Napoca
Cluj-Napoca é a capital da Transilvânia e também um dos maiores centros estudantis da Romênia. Portanto, se você busca uma cidade bastante agitada para incluir em seu roteiro, essa não pode ficar de fora!
As principais atrações da região são:
- Palácio Bánffy;
- Casa Matia;
- Parque Etnográfico Romulus Vuia;
- Turda George;
- Catedral católica romana de S. Miguel.
Além disso, não deixe de aproveitar a vida noturna agitada de Cluj-Napoca, que possui muitos bares, cafés e restaurantes.
4. Sighisoara
Para quem deseja explorar ainda mais os encantos da Transilvânia, não pode deixar de incluir em seu roteiro a cidade fortificada de Sighisoara, localizada no alto de um morro.
O encanto desse local é devido suas construções históricas extremamente conservadas, que proporcionaram ao local o título de Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco.
Durante sua visita, recomendamos percorrer todas as ruas de Sighisoara, sem deixar de incluir em seu roteiro pontos como:
- Torre do Relógio;
- Torre dos Fabricantes de Cordas;
- Museu de História;
- Reserva Natural de Breite;
- Igreja na Colina;
- Praça da Cidadela;
- Igreja do Mosteiro Dominicano.
E claro: não deixe de visitar a casa onde acreditam ter nascido o Conde Vlad, em 1431.
5. Brasov
Brasov foi fundada em 1211, também na Transilvânia, sendo outra cidade murada da Romênia que você precisa visitar durante sua estadia no país. Mesmo tendo sido atacada, o local ainda preserva ruas medievais e edificações históricas incríveis.
Os principais pontos turísticos de Brasov são:
- Câmara Municipal;
- Torre de vigia;
- Igreja Ortodoxa de São Nicolau;
- Igreja Protestante Gótica;
- Igreja de São Bartolomeu;
- Centro histórico;
- Museu de História de Brasov.
Estenda um pouco seu passeio e conheça o Castelo de Bran, também conhecido como o Castelo do Drácula, onde viveu o Conde Vlad, um dos pontos turísticos mais famosos da Romênia.
6. Mosteiros Pintados de Bucovina
Outro Patrimônio Mundial localizado na Romênia são os Mosteiros Pintados de Bucovina, construídos há mais de 500 anos e que reúnem 20 igrejas históricas, sendo que essas 8 são tombadas pela Unesco:
- Mosteiro de Arbore;
- Mosteiro de Humor;
- Mosteiro de Voronet;
- Mosteiro de Moldovita;
- Mosteiro de Sucevita;
- Mosteiro de Probota;
- Mosteiro de Patrauti;
- Mosteiro de St. George.
Para visitar os Mosteiros Pintados de Bucovina, você pode ficar hospedado na cidade de Suceava, que possui também esses pontos turísticos:
- Castelo de Suceava;
- Mosteiro de Suceava;
- Igreja de São Jorge;
- Torre dos Relógios.
Onde comer na Romênia?
A culinária da Romênia é influenciada por seus países vizinhos e pelos povos que antigamente invadiram a região. Portanto, você poderá se deparar com pratos com influência grega, italiana, turca, balcão e até mesmo otomana.
O importante é que sua experiência gastronômica será bastante diversificada e saborosa, especialmente se você incluir esses pratos:
- Sarmale: charutinhos de repolho ou folhas de uva recheados com carne moída, arroz e temperos;
- Mici ou Mititei: pequenos rolos de carne moída temperados com alho e outras especiarias;
- Ciorbă: sopa azeda feita com carne de porco, carne de galinha, peixe ou vegetais e borsch, um líquido azedo feito de suco de beterraba fermentado;
- Plăcintă: torta folhada que pode ser recheada com queijo, maçãs, abóbora, repolho ou outras opções;
- Pleşcoi: linguiças fritas de carneiro com alho, bem fininhas.
Informações úteis para a sua viagem para Romênia
Como a Romênia é um destino internacional, veja abaixo algumas informações que você deve ficar atento antes de embarcar nessa aventura:
Visto
Os brasileiros não precisam de visto para viagens de turismo de até 90 dias para a Romênia, contudo, devem apresentar esses documentos:
- Comprovante dos voos de ida e volta;
- Comprovante de hospedagem;
- Comprovante de renda suficiente para a duração de sua estadia;
- Todos os documentos solicitados para o próximo destino;
- Passaporte ou RG válido por pelo menos seis meses a partir da data de saída do país e uma página de visto em branco.
Transporte
A melhor forma de se locomover nas cidades medievais da Romênia é a pé, assim, você poderá explorar cada pequena rua e edificações históricas desses locais.
Contudo, em relação às cidades maiores, você pode tanto aproveitar os ônibus desses locais — não esqueça de comprar um cartão na estação mais próxima — ou alugar um carro e aproveitar o veículo para explorar os pontos turísticos do país.
Saiba onde fazer essa locação na Romênia.
Fuso horário
A diferença de fuso horário entre o Brasil e a Romênia é de 6 horas.
Tomada e eletricidade
Os padrões de tomadas usados na Romênia são o Tipo C e o Tipo F, enquanto a eletricidade do país é de 230 V.
Moeda e câmbio
A moeda oficial da Romênia é o Leu romeno. Saiba onde fazer o câmbio dessa moeda!
Idioma
O idioma oficial da Romênia é o romeno, contudo, o húngaro e o romani também são línguas minoritárias faladas no país.
Desvende todos os mistérios e lendas da Romênia com a Laike Turismo! Planeje sua viagem conosco e receba um guia completo, com voo, hospedagem, passeios e muito mais.