Clube de vantagens

Guia completo para sua viagem para Praia do Forte

Preparado para embarcar em uma viagem tranquila e repleta de belezas naturais? Então, conheça Praia do Forte!

Essa pequena vila escondida no litoral norte baiano reserva aos seus turistas não apenas belíssimas praias (e perfeitas para um dia relaxante), como também bastante história, cultura e uma culinária de tirar o fôlego.

Quer saber o que mais te espera em Praia do Forte? Leia esse guia completo de viagem e agende já a data do seu embarque!

Conheça também:

Quando ir para Praia do Forte?

A melhor época para conhecer Praia do Forte é entre dezembro e março, durante o verão baiano, em que os dias estão ensolarados e perfeitos para um banho de mar.

Contudo, esse também é o período de alta temporada no destino, então, esteja preparado para praias e atrações lotadas, assim como preços um pouco mais altos.

Para fugir disso, escolha viajar entre abril e novembro, que geralmente ocorre na baixa temporada. Além disso, o clima costuma ficar mais ameno nesse período. 

Ah! Se você está pensando em admirar as baleias que navegam pelos mares baianos, agende sua viagem entre julho e outubro.

Como chegar em Praia do Forte?

Por ser uma pequena vila do litoral baiano, Praia do Forte não possui um aeroporto próprio, mas fica apenas 50 km de distância do aeroporto internacional de Salvador.

Para finalizar esse trajeto, você pode contratar um transfer particular, comprar uma passagem de ônibus ou até mesmo alugar um carro — garantindo maior liberdade e tranquilidade para sua viagem.

Onde ficar em Praia do Forte?

Em Praia do Forte você encontra desde pousadas familiares (e super charmosas), até resorts all inclusive 5 estrelas, conhecidos internacionalmente. Portanto, para facilitar a busca da estadia ideal para a sua viagem, confira algumas opções selecionadas pela equipe da Laike Turismo!

O que fazer em Praia do Forte?

Confira abaixo algumas opções de lazer que você pode incluir em seu roteiro de viagem durante a estadia em Praia do Forte:

Praia do Lord

A Praia do Lord é uma das principais da vila, pois além de água cristalina e perfeita para o banho, o local também conta com uma estrutura completa para você passar o dia — com cadeiras, guarda-sol, bebidas e até mesmo petiscos.

Praia Pedra do Chapéu

Se você está em busca das deliciosas piscinas naturais, não pode deixar de visitar a Praia Pedra do Chapéu, que fica depois do Projeto Tamar e da Praia do Portinho.

Além da formação desses espaços mais tranquilos para banho, o local também possui quiosques que oferecem cadeiras, guarda-sol e um cardápio completo para seu dia ser bem tranquilo.

Praia do Portinho

A Praia do Portinho é um dos principais cartões-postais desse destino e uma das mais fáceis de encontrar: é só descer a rampa da Igreja de São Francisco de Assis que você já pode molhar seus pés em suas águas cristalinas.

Outra vantagem dessa praia é que, por estar localizada bem perto da vila, oferece várias opções de restaurantes, lanchonetes e até mesmo lojinhas.

Praia do Tivoli

Após 15 minutinhos de caminhada você chega na Praia do Porto de Baixo, também conhecida por Praia do Tivoli, devido à presença do resort nesta região.

Ainda que não tenha estruturas como as demais opções — ficando mais restrito aos hóspedes do resort — vale a pena fazer essa caminhada para garantir um banho de mar tranquilo.

Além disso, se caminhar mais um pouco chegará a Praia da Barrinha, conhecida pelo encontro do rio com o mar.

Castelo Garcia D’Avila

Mesmo sendo conhecida por suas praias, esse destino também possui uma atração que vale a pena visitar: o Castelo Garcia D’Avila.

Na verdade, esse ponto turístico são as ruínas da Cada da Torre, considerada a primeira grande edificação portuguesa construída no momento. Atualmente, é um patrimônio cultural e histórico, que pode ser visitado por turistas e moradores curiosos.

Além disso, o espaço recebe alguns eventos, como a projeção do Vídeo Mapping. Então, vale a pena ficar atento a sua programação para aproveitar ainda mais essa visita.

Projeto Tamar 

O Projeto Tamar é uma instituição brasileira voltada à proteção das tartarugas marinhas que visitam nossa costa para realizar a desova dos seus filhotes. Como Praia do Forte é um dos locais que recebe esses animais, a vila também possui uma sede dessa organização.

Inclusive, o espaço é aberto para visitantes, que podem conhecer algumas espécies de tartarugas, arraias, tubarões e outros animais marinhos que vivem no local.

Além disso, o passeio guiado conta com explicação sobre os projetos realizados pela instituição, informação sobre os animais e até mesmo atividades interativas.

Vila de Praia do Forte

Não deixe de reservar um momento da sua viagem, principalmente à noite, para conhecer a Vila de Praia do Forte. O local concentra os principais restaurantes e bares desse destino, que geralmente oferecem música ao vivo quando o sol se põe.

Sem falar nas lojinhas, perfeitas para você garantir uma lembrancinha para um familiar que não te acompanhou nessa viagem ou até para você mesmo guardar de recordação.

Bônus: bate-volta em outras cidades

Está pretendendo ficar alguns dias em Praia do Forte? Então, não deixe de estender um pouco sua viagem e conhecer outras cidades e praias localizadas próximas a essa vila, como:

  • Imbassaí;
  • Itacimirim;
  • Guarajuba;
  • Salvador.

Inclusive, recomendamos que você alugue um carro para poder realizar essas viagens bate-volta com maior tranquilidade. Saiba onde fazer essa locação!

Onde comer em Praia do Forte?

Não deixe de dar uma pausa no banho de mar para saborear as delícias da culinária baiana, fortemente presente nos restaurantes de praia do forte, como:

  • Moqueca: feita com peixe, camarão ou até mesmo em uma combinação dos dois, cozidos em azeite de dendê, leite de coco, pimentões, cebolas, tomates e outros temperos;
  • Bobó de camarão: feito com purê de mandioca, leite de coco, azeite de dendê e temperos da culinária baiana;
  • Caranguejada: caranguejos cozidos com temperos típicos e servidos com farinha de mandioca;
  • Caldo de sururu: caldo preparado com sururu, temperos e, às vezes, azeite de dendê.

E claro: não perca a oportunidade de experimentar um abará e acarajé — e levar uma cocada para saborear em casa e lembrar da viagem!

Informações úteis para sua viagem 

Confira algumas dicas para que sua viagem para Praia do Forte seja bem tranquila:

  • Reserve seu pacote de viagem com antecedência, principalmente se for viajar na alta temporada;
  • Separe um tempo para explorar as praias da região;
  • Respeite as normas ambientais e fique atento às sinalizações de desova do Projeto Tamar.

Decidiu que esse seria seu próximo destino? Então, entre em contato conosco e garanta um pacote de viagem com ótimos preços e personalizados especialmente para você!

Compartilhe:

Faça parte do próximo grupo!!

Fique sempre por dentro das nossas promoções e agenda dos grupos.

Posts relacionados