Se tem algo que todo mundo gosta é de ser bem recebido em um lugar. A Polônia oferece uma hospitalidade ímpar e a cortesia é o cartão postal principal desse destino.
Montanhas, costumes, tradições e histórias se cruzam nesse país. A modernidade está presente nas ruas polonesas e a natureza brinda os visitantes com mar, cerros, lagos e cidades históricas. O destino tem sido cada vez mais procurado principalmente por ser menos caro que os demais países europeus.
Explore o melhor da Polônia por meio deste conteúdo que preparamos! Tenha uma boa e fascinante leitura!
Quando ir à Polônia?
Como vários outros destinos na Europa, a Polônia oferece encanto o ano inteiro. Para quem deseja visitá-la, escolher entre os meses quentes e frios é um dos primeiros passos.
Os invernos poloneses marcam temperaturas abaixo de 0 °C, bem propícios para a prática de esqui, e acontecem entre dezembro e março.
Já entre junho e setembro é verão no país! Há registros próximos dos 25 °C e qualquer passeio fica mais confortável com esse clima. Aproveite para conhecer os parques espalhados pelo país.
Na alta temporada, diversos festivais acontecem! Fique atento à programação local e coloque no roteiro eventos como o Festival Lajkonik, o Festival da Cultura Judaica, o Festival das Quatro Culturas e o Festival Internacional de Arte de Rua.
Como chegar na Polônia?
Saindo do Brasil não há voo direto à Polônia. Para chegar é necessário embarcar com alguma companhia aérea até um país da Europa Central e, em seguida, é possível optar por um voo até o Aeroporto de Varsóvia-Chopin.
O deslocamento em empresas de baixo custo é uma excelente opção para quem está mochilando ou não possui muitas bagagens para despachar.
Para quem já estiver em viagem pela região da Alemanha ou República Tcheca, existe a possibilidade de viajar por meio de ônibus. As rodovias são muito boas e geram conforto durante a viagem. Além disso, ir de ônibus para a Polônia é a opção mais barata.
A última possibilidade é viajar de trem! Comprando passagens com antecedência, é possível experienciar o trajeto entre as principais cidades até chegar em Varsóvia, capital do país.
Onde ficar na Polônia?
As acomodações polonesas são um misto de aconchego e modernidade. Entre escolher por hospedagens na capital e em cidades do interior, faça um roteiro personalizado que se adapte ao seu desejo de conhecer pontos turísticos na Polônia.
Deixe essa parte com a gente! Aqui personalizamos toda a sua viagem e oferecemos o melhor em hospedagem que você vai encontrar!
O que fazer na Polônia?
Berço de muitas histórias, a Polônia possui marcos importantes na evolução do mundo. Além disso, sua diversidade de arquitetura e gastronomia têm atraído cada vez mais o olhar de viajantes ao redor do mundo.
Adquira um seguro de viagem para ter maior tranquilidade. Confira a seguir opções do que fazer e quais os pontos turísticos mais importantes para conhecer:
- Castelo Real da Varsóvia;
- Parque Lazienki;
- Concerto Chopin, na Cidade Velha;
- Museu da História dos Judeus Poloneses;
- Campos de Concentração de Auschwitz;
- Ilha de Hel;
- Igreja de Santa Maria Madalena.
Onde comer na Polônia?
Ir a um país e não provar sua comida típica é um disparate. Em solo polonês, a relação entre qualidade e custo é de encher a boca d’água.
É muito comum encontrar pratos à base de raízes eslavas, além da agricultura tradicional local com seus repolhos e batatas. Ainda é possível encontrar opções de carnes de vitela, frango e porco, além das tradicionais sopas.
Olha só a seleção de pratos típicos que você deve colocar na sua lista:
- Pierogi (pastéis recheados com purê, queijo e cebola)
- Pyzy (bolas de batatas recheadas com carne)
- Grochówka (purê de ervilha com batatas, cenouras e carne assada)
- Bigos (ensopado de repolho, cogumelos e carne)
Informações úteis para a sua viagem para Polônia
Visto
O visto para permanecer em solo polonês não é obrigatório para cidadãos brasileiros que desejam turistar no país. Porém, é preciso se atentar ao período de permanência: 90 dias.
Transporte
As principais cidades da Polônia apresentam boa frota de trens, ônibus, metrôs e bondes. Para quem desejar mais independência na viagem, optar por um carro de aluguel é uma boa opção. Mas atente-se: o tráfego local é pela direita, ultrapassagem pela esquerda e há uma sanção para quem trafegar com mais do que o limite de álcool permitido no sangue.
Fuso horário
A diferença entre os fusos de Polônia e Brasil é de 4 horas.
Tomada e eletricidade
Para não ter transtornos com carregamento de equipamentos eletroeletrônicos, o turista deve estar atento à voltagem do país: 220v e 240v. Já as tomadas possuem o formato do Tipo E.
Moeda e câmbio
A moeda polaca se chama zloty. Devido à circulação de real não ser tão grande na Polônia, o viajante deve optar por levar euro, libra ou dólar. Para ter maior chance de boa conversão, fique atento ao câmbio e faça cotações com empresas que te deem maior segurança.
Idioma
O polonês é o idioma oficial do país, mas se ele não for uma opção para você, seguramente o inglês salvará sua pele!
Conheça o melhor da Polônia! Personalize sua viagem conosco e viva uma experiência profunda, cheia de riquezas.