Guia completo para sua viagem para Morro de São Paulo

Embarque nessa aventura para um destino super charmoso, rústico e com belas praias! Esteja preparado para conhecer Morro de São Paulo.

Com poucas horas de travessia, você poderá deixar para trás o agito da cidade grande e poder relaxar em um local encantador.

Neste guia, exploraremos as principais atividades e atrações deste destino, assim como dicas de como aproveitar ao máximo sua estadia em Morro de São Paulo. Boa leitura!

Conheça também:

Quando ir para Morro de São Paulo?

Os melhores meses para conhecer Morro de São Paulo são janeiro e fevereiro e entre setembro e dezembro, em que o clima é mais estável e há menos chuvas.

Por outro lado, saiba que entre abril e junho costuma chover bastante nesse destino, inclusive, o que pode impedir sua travessia.

Como chegar em Morro de São Paulo?

Existem duas formas principais de chegar em Morro de São Paulo:

  1. Catamarã, que sai do Terminal Marítimo Turístico de Salvador, com 2 horas e 30 minutos de duração;
  2. Semiterrestre, que inclui uma viagem de ônibus até Valença/Ba e a travessia de balsa ou lancha para Morro de São Paulo, com percurso final de 4 horas e 30 minutos.

A primeira opção costuma ser mais cara que a segunda, mas garante uma viagem mais tranquila e com menor tempo de duração.

Onde ficar em Morro de São Paulo?

Você encontra diferentes tipos de acomodações, localizadas nas praias desse destino. Para facilitar sua busca, confira os hotéis e pousadas selecionados especialmente para você!

O que fazer em Morro de São Paulo?

Conheça abaixo os principais passeios e atrações para a sua viagem em Morro de São Paulo:

Praias de Morro de São Paulo

As praias de Morro de São Paulo são as principais atrações deste destino e com nomes super fáceis de decorar, por serem numeradas.

Então, durante sua viagem, você irá explorar a:

  • Primeira Praia;
  • Segunda Praia;
  • Terceira Praia;
  • Quarta Praia;
  • Quinta Praia.

Em relação às duas últimas, será preciso um transporte, contudo, vale a pena reservar um momento da sua viagem para conhecer todas elas. 

Mirante e tirolesa do Farol

Você sabia que o local possui a maior tirolesa do mundo com queda no mar? Essa é uma aventura para quem ama adrenalina, com uma queda de 50 metros ao longo de um percurso de 340 metros.

Inclusive, o passeio é incrível do início ao fim, pois começa no mirante do Farol — que oferece uma vista incrível para as praias de Morro — e finaliza com uma queda nas águas da Primeira Praia.

Sem falar na trilha que você precisa fazer até chegar na tirolesa, que passa pelas belezas naturais dessa região.

Centro de Morro de São Paulo

Reserve um momento da sua viagem para também explorar a vila de Morro de São Paulo, enquanto admira sua arquitetura histórica, bares, restaurantes e lojinhas, que aumentam todo o charme deste local.

Além disso, aproveite esse passeio para conhecer a Fortaleza de Tapirandú, também chamada de Forte de Morro de São Paulo, construída por volta de 1630 e que até hoje protege essa ilha.

Inclusive, recomendamos que você assista ao pôr do sol na praia dessa fortaleza, que reserva uma das melhores vistas para este espetáculo.

Passeios em outros vilarejos

Aproveite sua estadia na ilha para fazer passeios de barco para outros destinos próximos e tão encantadores quanto Morro de São Paulo, como:

  • Boipeba;
  • Garapuá;
  • Cairu;
  • Ponta do Curral;
  • Gamboa.

Inclusive, existem alguns passeios com paradas em diferentes destinos, que geralmente duram o dia inteiro, mas são ótimas opções para quem deseja explorar todas as belezas dessa costa baiana.

Onde comer em Morro de São Paulo?

Ainda que você encontre restaurantes com pratos de diferentes cozinhas, a culinária baiana é o carro chefe de Morro de São Paulo. Então, você não pode deixar esse destino sem experimentar um desses pratos:

  • Moqueca Baiana: pode ser feita com peixe, camarão ou lagosta, cozida lentamente em uma panela de barro com leite de coco, azeite de dendê, tomate, cebola e coroada com coentro;
  • Bobó de Camarão: feito com camarão, mandioca (aipim), leite de coco, azeite de dendê e temperos;
  • Acarajé: feito de massa de feijão-fradinho frito no azeite de dendê, recheado com vatapá, camarão seco, salada e caruru;
  • Sarapatel: feito com miúdos de porco, coração, fígado, rins e sangue coagulado, cozidos com temperos fortes e vinagre;
  • Tapioca: feita com amido de mandioca e pode ser recheada com coco e leite condensado, carne seca com queijo, entre outras opções.

Informações úteis para sua viagem 

Confira abaixo algumas dicas que separamos para que sua viagem para Morro de São Paulo seja ainda mais tranquila:

Fique atento a tábua de maré

Dependendo do nível do mar, alguns locais acabam ficando inacessíveis ou até mesmo a travessia de Salvador para Morro de São Paulo pode ser interrompida.

Então, fique atento à tábua de maré antes da sua viagem e faça as alterações necessárias em seu roteiro para poder aproveitar ao máximo o destino.

Esteja preparado para caminhar

Como você deve ter percebido, não há como chegar de carro em Morro de São Paulo, pois o destino está localizado em uma ilha. 

Contudo, diferente de outros destinos, nem ao menos é possível entrar com esse veículo neste local — nem mesmo os moradores locais possuem carro. 

Então, esteja preparado para caminhar, principalmente se optar por uma hospedagem mais afastada das praias ou quiser explorar esse destino ao máximo.

Reserve com antecedência

Dependendo do período escolhido para sua viagem, pode haver muitos turistas interessados, principalmente nos hotéis localizados na quarta e segunda praias, as quais são as favoritas dos visitantes.

Então, comece agora mesmo a buscar o pacote perfeito para a sua viagem e reserve com bastante antecedência seu translado, hospedagem, passeios e muito mais.

Entre em contato com a Laike Turismo e saiba quais são as melhores opções para você e sua família!

Compartilhe:

Faça parte do próximo grupo!!

Fique sempre por dentro das nossas promoções e agenda dos grupos.

Posts relacionados