Um destino de beleza natural exuberante e rica herança cultural, Moçambique te espera de braços abertos!
Venha conhecer as paisagens deslumbrantes que esse país tem a oferecer, desde praias de areia branca até parque nacional repletos de vida selvagem.
Neste guia, vamos explorar os principais pontos turísticos de Moçambique, assim como ensinar dicas essenciais para tornar sua viagem inesquecível. Venha conosco!
Conheça também:
- Nova York: tudo que você precisa saber sobre o destino – Laike Turismo
- Canadá: tudo que você precisa saber sobre o destino – Laike Turismo
Quando ir a Moçambique?
A melhor época para conhecer Moçambique é durante a temporada mais seca, entre maio e outubro, quando as temperaturas estão amenas e há menos chuvas, garantindo um clima perfeito para seus passeios ao ar livre.
Durante os meses de dezembro a abril as temperaturas costumam subir mais, chegando a quase 40 °C, mas há mais chances de chuvas — que costumam ser rápidas. Então, pode ser que você precise buscar abrigos durante seus passeios.
Como chegar a Moçambique?
Não há voos diretos do Brasil para Moçambique, mas você encontra trechos com apenas uma parada, com durações que variam entre 15 a 30 horas. Então, procure com antecedência e consiga as melhores opções.
Onde ficar em Moçambique?
Em Moçambique você encontra desde hotéis modernos até opções de acomodações à beira-mar ou até mesmo chalés imersos na natureza do país. Descubra quais são as principais hospedagens desse destino e a ideal para você com a Laike Turismo!
O que fazer em Moçambique?
Com uma cultura bem rica, construções coloniais e uma natureza exuberante preparada para ser explorada, com certeza não faltarão opções de atrações em Moçambique.
Veja abaixo quais são as principais cidades turísticas do país e o que fazer em cada uma:
1. Maputo (capital de Moçambique)
A capital de Moçambique possui uma diversidade bem rica, influenciada pelos povos europeus, africanos e outras culturas.
Assim, ao passear por suas ruas você verá desde palácios e grandes construções até mercados populares e muitos restaurantes. Em relação às atrações turísticas de Maputo, as mais famosas são:
- Casa de Ferro;
- Centro Cultural Franco-Moçambicano;
- Praça da Independência;
- Prefeitura de Maputo;
- Fortaleza de Maputo;
- Catedral de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.
Além disso, aproveite sua estadia para visitar o Kruger Park, que fica na África do Sul, mas apenas 120 quilômetros da capital de Moçambique.
2. Bazaruto
O arquipélago de Bazaruto é composto por cinco ilhas e ao longo dos seus 1.400 km² você encontra belas praias e muitas espécies fascinantes, incluindo tartarugas, baleias, corais, flamingos e golfinhos.
Inclusive, não deixe de realizar um mergulho para explorar essa vida aquática e registrar momentos únicos.
3. Inhambane
Inhambane é uma charmosa cidade de Moçambique, famosa por sua organização, tranquilidade e povo muito receptivo — Vasco da Gama chamou a região “Terra de Boa Gente”.
Além de passear por suas ruas e se encantar com a arquitetura que combina elementos portugueses com indianos, africanos e árabes, você também deve visitar esses pontos turísticos:
- Praia de Tofo;
- Mercado Central;
- Bairro histórico;
- Igreja de Nossa Senhora da Conceição.
Inhambane fica localizado há 480 km de Maputo, mas a cidade possui um (pequeno) aeroporto, possibilitando que esse trajeto seja feito de avião.
4. Parque Gorongosa
O Parque Nacional Gorongosa fica localizado na província de Sofala e já sofreu bastante com a guerra civil e a caça ilegal.
Contudo, após receber a atenção necessária, a área foi bastante recuperada e funciona como lar de várias espécies, incluindo leões, búfalos, zebras, elefantes, crocodilos e entre outras.
Além dos safáris — que podem ser feitos a pé ou de carro com guias locais — o Parque Gorongosa também possui acampamentos ao ar livre e chalés, onde os turistas podem se hospedar.
5. Ilha de Moçambique
Com apenas 3 km de extensão, a pequena Ilha de Moçambique serviu de inspiração para o nome do país, sendo sua capital durante quase 4 séculos antes de Maputo.
Considerada um Patrimônio Mundial pela Unesco desde 1991, a ilha abriga muitas construções históricas, tendo como principais pontos turísticos:
- Museu da Ilha de Moçambique;
- Fortaleza de São Sebastião;
- Capela de Nossa Senhora do Baluarte.
Onde comer em Moçambique?
A culinária de Moçambique combina as influências portuguesas, africanas e árabes no país, dando origem a pratos únicos e bem diversificados, como:
- Matapa: guisado feito com folhas de mandioca (mandioca brava), amendoim moído e leite de coco, servido com arroz;
- Xima: polenta feita de farinha de milho branco, frequentemente servida como acompanhamento para diversos pratos, como guisados e caris;
- Mucapata: feito com arroz, feijão e coco, preparados em uma mesma panela de barro com água, sal e leite de coco ralado na hora;
- Caril de amendoim: feito com carne de frango ou bovina, vegetais, camarão seco amendoim seco, sal, cebola, coco ralado e tomate;
- Guisado de caranguejo: caranguejo refogado com cebola, pimentas, óleo, tomate, temperos diversos, leite de coco ralado na hora e manga seca.
Informações úteis para sua viagem
Descubra abaixo algumas dicas e informações necessárias para sua viagem à Moçambique:
Visto
Os brasileiros (e todas as nacionalidades) precisam de visto para entrar em Moçambique, que atualmente pode ser solicitado eletronicamente através do site: Portal eVisa de Moçambique.
Transporte
O táxi é o meio de transporte favorito dos turistas para se locomover nas cidades de Moçambique. Inclusive, essa não é uma opção muito cara e costuma ser bem eficiente — só tenha cuidado ao usar empresas cadastradas.
Outra alternativa é alugar um carro, mas, você deve ficar atento às regras de trânsito do país e sempre andar com os documentos necessários.
Fuso horário
O fuso horário de Moçambique está 5 horas à frente de Brasília.
Tomada e eletricidade
O padrão de tomada usado em Moçambique é do Tipo M, enquanto a eletricidade é de 220V e 50 Hz. Não esqueça de levar seu adaptador universal!
Moeda e câmbio
A moeda oficial de Moçambique é o metical moçambicano. Saiba onde fazer o câmbio e tenha sempre dinheiro disponível durante seus passeios!
Idioma
O português é o idioma oficial de Moçambique, então, você não terá problema em se comunicar com os moradores. Contudo, saiba que o país também fala outras línguas, como bantu, gujarati, hindi e árabe.
Ficou curioso em conhecer todos esses pontos turísticos de perto? Então, embarque nessa aventura rumo a Moçambique com toda segurança e planejamento que a Laike Turismo tem a oferecer. Fale conosco e receba um roteiro personalizado!