Prepare-se para iniciar uma aventura rumo ao outro lado do mundo, em um país que reserva muita cultura, belezas naturais e tradições milenares: bem-vindo ao Japão!
Com cidades nas quais a tradição e a modernidade se unem surpreendentemente — enquanto outras parecem ter parado no tempo — com certeza você terá uma experiência única nesse destino.
Para sua viagem ser realmente inesquecível, reunimos neste guia tudo que você precisa saber sobre o Japão. Boa leitura!
Conheça também:
- Peru: tudo que você precisa saber sobre o destino
- Bolívia: tudo que você precisa saber sobre o destino
Quando ir para o Japão?
Para quem deseja ver as flores e belezas naturais do Japão, recomendamos agendar sua viagem para a primavera, que começa no final de março. Nesse período, ocorre a floração das cerejeiras e os parques ficam bem cheios.
Além disso, o verão também é uma ótima opção, como os meses de julho e agosto, mas saiba que as cidades turísticas estarão bem cheias e as temperaturas podem subir um pouco.
O outono é uma alternativa para quem busca um clima mais agradável e menos pessoas nas atrações.
Como chegar ao Japão?
Devido à distância, não há voos diretos do Brasil para o Japão, sendo necessário fazer escala em alguma cidade, como Londres, Roma, Dallas, Los Angeles ou Doha. Além disso, os trajetos possuem duração média de 30 horas.
Contudo, saiba que sua paciência será bem recompensada ao final desse trajeto!
Onde ficar no Japão?
O Japão possui ótimas opções de hotéis, com toda estrutura que você precisa para viver essa experiência cultural única e inesquecível. Entre em contato com a Laike Turismo e saiba quais os melhores para os seus planos!
O que fazer no Japão?
Desde explorar suas cidades tecnológicas e modernas até conhecer os belíssimos templos, com certeza no Japão não faltará opção do que fazer. Conheceremos abaixo as cidades mais visitadas pelos turistas, que vão proporcionar momentos únicos nesse país:
1. Tóquio (Capital do Japão)
Tóquio é não apenas a principal porta de entrada para o Japão, mas também uma cidade que merece alguns dias em seu roteiro de viagem.
Com uma mistura surpreendente de modernidade e tradição, ao passear pela capital japonesa você será surpreendido com ruas super iluminadas e, de outro lado, casas de madeira milenares.
Durante sua visita, não deixe de conhecer esses pontos turísticos:
- Tsukiji, o maior mercado de peixe do mundo;
- Tokyo Skytree Town;
- Templo Senso-Ji;
- Rua Nakamise;
- Mori Art Museum;
- Tokyo City View;
- Asahi Beer Hall;
- Tokyo National Museum.
2. Kyoto
Kyoto possui grande importância para os japoneses, sendo considerada a capital cultural do país, e uma visita obrigatória para quem visita o país.
Durante seu passeio, você irá conhecer templos e santuários antigos, assim como palácios imperiais. Veja quais são as principais atrações:
- Pavilhão Dourado de Kinkakuji;
- Kiyomizu Dera;
- Castelo Nijo;
- Palácio Imperial;
- Templo Koyasan;
- Templo Hokan-ji;
- Gion Corner
- Vila imperial Katsura Rikyu.
3. Takayama
As belezas naturais do Japão também encantam os seus visitantes e uma das principais cidades que você pode explorá-las é Takayama.
Localizada na região montanhosa de Vida, o destino preserva sua cidade velha e antigas construções, proporcionando uma experiência única de inserção nas culturas tradicionais japonesas.
Além de conhecer os templos de Takayama, não deixe de visitar o bairro Kami Sannomachi, com uma paisagem do período Edo, a idade dourada do país.
4. Okinawa
Em Okinawa você irá descobrir uma paisagem um tanto diferente daquela que imaginamos quando pensamos no Japão.
Afinal, o arquipélago é conhecido como o paraíso tropical japonês, proporcionando aos seus visitantes um mar de águas azul, locais perfeitos para mergulho e outras atividades aquáticas.
Okinawa é composto por 160 ilhas e fica a apenas 3 horas de voo de Tóquio. Então, com certeza vale a pena incluir esse destino paradisíaco em seu roteiro e agendar sua viagem para o verão.
Durante sua visita à capital das ilhas, Naha, não deixe de conhecer o Castelo Shuri e o Memorial Nanbu.
5. Monte Fuji
Não podíamos deixar de falar do Monte Fuji, uma das paisagens naturais mais incríveis do Japão, que também é Patrimônio da Humanidade e símbolo da cultura do país.
Para quem deseja escalar o monte, recomendamos ficar hospedado na cidade de Hakone e visitar a Quinta Estação, que possui lojas, restaurantes, um tempo e ainda é ponto de acesso para essa aventura.
Contudo, os menos aventureiros podem aproveitar também essa cidade para explorar diferentes ângulos do Monte Fuji, como o passeio de teleférico até o Monte Komagatake.
Onde comer no Japão?
A culinária japonesa é conhecida mundialmente por seu sabor único e apresentação estética cuidadosa, proporcionando uma experiência gastronômica agradável em todos os momentos.
Dentre seus pratos, os mais populares são:
- Sushi: arroz temperado com vinagre (shari) combinado com diversos ingredientes, como peixes crus (neta), vegetais e algas;
- Sashimi: peixe ou frutos-do-mar crus, cortados em fatias finas, servido com molho de soja, wasabi e gengibre em conserva;
- Tempurá: legumes, frutos-do-mar ou carne empanados e fritos;
- Takoyaki: bolinhos feitos de uma massa de farinha de trigo, recheados com pedaços de polvo, gengibre em conserva e cebola verde;
- Okonomiyaki: panqueca japonesa feita com uma massa à base de farinha, ovos e repolho, recheada com diversos ingredientes, como carne, frutos-do-mar e queijo.
Informações úteis para sua viagem
Por ser uma viagem internacional (e para o outro lado do mundo!), separamos abaixo algumas informações importantes.
Visto
Os brasileiros não precisam de visto para viagens turísticas de até 90 dias para o Japão, mas, devem apresentar o passaporte com chip-IC emitido pelo governo brasileiro.
Transporte
Por ser bem seguro, a maioria dos turistas prefere usar os transportes públicos durante sua viagem no Japão, seja nas cidades ou para se locomover entre um destino e outro.
Outra alternativa é alugar um carro, que irá proporcionar maior liberdade e autonomia, especialmente se você planeja conhecer várias cidades. Não esqueça de incluir esse serviço em seu pacote!
Fuso horário
O fuso horário de Tóquio está 12 horas à frente de Brasília. Esteja preparado para enfrentar o sono nos primeiros dias!
Tomada e eletricidade
O padrão de tomada usado no Japão é do tipo A (com duas ranhuras verticais), enquanto a voltagem é de 100 V. Além disso, a frequência é de 50 hertz (leste) e de 60 hertz (oeste).
Moeda e câmbio
A moeda oficial do Japão é o iene e, mesmo sendo um país moderno, o cartão de crédito não é muito comum, inclusive na capital. Então, saiba onde fazer o câmbio dessa moeda e leve dinheiro suficiente.
Idioma
O idioma oficial do Japão é o japonês, mas, é comum também encontrar outros dialetos, especialmente nas cidades rurais.
Viva essa experiência rumo ao outro lado do mundo de forma segura e com tudo planejado — desde as suas passagens aéreas, e hospedagens, passeios e muito mais! Planeje sua viagem com a Laike Turismo e receba um roteiro completo.