Indonésia: tudo que você precisa saber sobre o destino

Com mais de 17 mil ilhas, a Indonésia é um país que reserva aos seus visitantes momentos únicos de conexão com a natureza.

Desde paisagens deslumbrantes a uma rica cultura, os turistas se encantarão com as praias paradisíacas, os campos de arroz e seus belíssimos templos.

Neste guia, exploraremos todos esses tesouros escondidos na Indonésia, oferecendo dicas essenciais para sua viagem ser inesquecível. Aproveite a leitura!

Conheça também:

Quando ir para a Indonésia?

O calor predomina o ano inteiro na Indonésia e, mesmo no inverno, as temperaturas não costumam cair para menos de 22 graus. Contudo, há maior frequência de chuvas entre dezembro e março (verão no país), o que pode atrapalhar um pouco seus passeios.

Para evitar também o período de alta temporada (entre julho e setembro), recomendamos que você agende sua viagem entre abril e junho, quando as chuvas já passaram e há menos turistas na região.

Como chegar à Indonésia?

Não há voos diretos do Brasil para a Indonésia, mas você encontra trajetos com apenas uma parada partindo de São Paulo rumo a Bali, principal ilha do país. Esses percursos possuem duração média de 29 horas.

Onde ficar na Indonésia?

Nas principais ilhas turísticas você encontra ótimas opções de hotéis, desde hospedagens grandes e luxuosas até as mais simples, mas que vão proporcionar uma experiência inesquecível. Conheça as melhores opções com a Laike Turismo!

O que fazer na Indonésia?

A Indonésia é um verdadeiro paraíso, que reserva aos seus visitantes momentos únicos de relaxamento e conexão com a natureza. Descubra abaixo onde viver as melhores experiências nesse destino:

1. Bali 

Não tem jeito: quando falamos na Indonésia, o primeiro lugar que vem a nossa mente é Bali!

A famosa ilha chamou a atenção de turistas do mundo todo, não apenas por sua beleza natural incrível, como também pelas diferentes opções de atrações.

Além de curtir suas praias e apenas relaxar com o som do mar de águas azuis cristalinas, você também pode realizar passeios nesses locais:

  • Tanah Lot;
  • Tirta Empul Temple;
  • Ubud Palace;
  • Floresta Sagrada dos Macacos;
  • Ubud Market;
  • Trekking para os vulcões Mount Batur e o Mount Agung;
  • Terraços de arroz de Jatiluwih e Telalagang.

2. Amed 

Essa cidade fica aos arredores de Bali e além de belas praias, o local também é conhecido por sua areia vulcânica e bastante tranquilidade.

Em Amed você também encontra o famoso Templo Lempuyang e o Tirtagangga, assim como cursos de mergulho com melhores preços.

Há algumas horas dessa cidade está localizada Lovina, o local ideal para quem deseja ver de perto os golfinhos dessa região. Então, também vale a pena incluir esse destino em seu roteiro.

3. Ilha de Komodo

O lar do Dragão de Komodo, a maior espécie de réptil do mundo, e parente distante dos dinossauros, também é um destino popular entre os turistas.

Contudo, a Ilha de Komodo apenas está aberta para visitas, não sendo possível se hospedar no local. Nesse caso, recomendamos a estadia na cidade de Labuan Bajo, conhecida como Ilha das Flores.

Além de observar os répteis, os visitantes também podem fazer mergulho com as arraias gigantes, peixes coloridos, tartarugas marinhas e demais animais aquáticos que vivem nesta região.

4. Ilhas Gili

Outro destino bastante popular da Indonésia são as Ilhas Gili, divididas entre Gili Trawangan, Gili Meno e Gili Air.

Sua principal diferença em relação a Bali (e, para alguns, vantagem) é a tranquilidade desse destino, que não possui aeroportos ou hotéis de grande porte, e nem mesmo permite a circulação de carros e motos.

No entanto, você encontra hospedagens ótimas para sua estadia, assim como bons restaurantes e toda infraestrutura necessária — nesse caso, recomendamos se hospedar na Gili Trawangan.

5. Uluwatu

Não podíamos deixar de recomendar um dos paraísos do surf: Uluwatu!

A cidade ao sul de Bali é conhecida por abrigar as melhores ondas do mundo, proporcionando memórias inesquecíveis aos surfistas.

Além disso, o local possui um dos templos mais bonitos do país, o Pura Luhur, que também deve ser visitado por seus turistas.

Onde comer na Indonésia?

A culinária da Indonésia é conhecida por sua diversidade e riqueza de sabores, influenciada pelas diferentes culturas e regiões do arquipélago. Desse modo, durante sua estadia no país, não deixe de experimentar seus pratos mais famosos, como:

  • Nasi Goreng: arroz frito geralmente servido com carne e vegetais, acompanhado por um ovo frito e krupuk (biscoito de camarão);
  • Rendang: prato de carne de boi cozido lentamente em leite de coco e uma mistura rica de especiarias até que a carne fique extremamente macia;
  • Satay: espetinhos de carne grelhados, servidos com molho de amendoim, arroz comprimido (lontong) e pepinos;
  • Bakso: almôndegas de carne servidas em uma sopa clara e acompanhadas por macarrão, vegetais e tofu;
  • Soto: sopa tradicional com variações regionais, feita geralmente com carne de frango ou boi, vegetais e temperos como açafrão e gengibre.

Informações úteis para sua viagem 

Por ser uma viagem bem longa, separamos abaixo algumas informações que você deve saber antes de embarcar:

Visto

Os brasileiros precisam de visto para entrar na Indonésia. No caso de viagens turísticas e de negócios de até 30 dias (estendido por mais 30 dias), o visto adequado é o visa on arrival, obtido no aeroporto de chegada à Indonésia, antes da imigração.

Além disso, você pode fazer essa solicitação online.

Transporte

Nas cidades em que é permitido o uso de carro, recomendamos que você alugue um carro e consiga se locomover com maior facilidade entre as atrações — não esqueça de incluir esse serviço em seu pacote de viagem.

Contudo, para se transportar entre uma ilha e outra, você precisará usar barcos ou aviões.

Fuso horário

A capital da Indonésia, Jacarta, está 10 horas à frente do fuso horário de Brasília.

Tomada e eletricidade

O padrão de tomada usado na Indonésia é o do Tipo C, com dois pinos redondos e paralelos — compatível com o Tipo N, usado no Brasil — enquanto a tensão das tomadas é de 220 V ou 110 V.

Moeda e câmbio

A moeda oficial da Indonésia é a rupia indonésia. Saiba onde fazer o câmbio!

Idioma

A língua oficial do país é o indonésio, influenciado por diferentes idiomas, incluindo o português. Contudo, em locais mais turísticos é comum também encontrar pessoas que falam inglês.

Explore as belezas naturais da Indonésia com segurança, conforto e comodidade. Personalize seu pacote de viagem com a Laike Turismo e receba um plano completo e pensado especialmente em você.

Compartilhe:

Faça parte do próximo grupo!!

Fique sempre por dentro das nossas promoções e agenda dos grupos.

Posts relacionados