Não há característica melhor para descrever esse destino pantaneiro: Bonito (MS)
Afinal, suas matas verdes reservam lagos com águas cristalinas, grutas com segredos de tirar o fôlego e grandes quedas d’água, preparadas para você se refrescar e se conectar com a natureza.
E se você está pensando em viver essa aventura, venha conosco! Aprenda tudo sobre Bonito—MS e consiga planejar uma ótima viagem para você, sua família e/ou amigos.
Boa leitura!
Quando ir a Bonito (MS)?
Bonito (MS) é um destino que pode ser visitado durante todo o ano, contudo, dependendo do período escolhido, as condições climáticas do local podem mudar.
No verão, por exemplo, que ocorre entre dezembro e março, há maior incidência de chuvas, o que pode atrapalhar alguns passeios ao ar livre, especialmente as trilhas, flutuações e mergulhos, pois as águas ficam um pouco turvas.
Por outro lado, as cachoeiras ficam mais cheias durante essa estação, proporcionando banhos deliciosos, e as matas ainda mais verdes e cheias de plantas.
Enquanto o inverno, de maio a agosto, é o período mais seco em Bonito (MS), significando menos chuvas, mais chances de passeios ao ar livre e águas super cristalinas e repletas de peixes.
Contudo, nessa estação também acontecem as queimadas — o que pode impedir alguns passeios — e as temperaturas costumam cair bastante, variando entre 15 °C e 25 °C.
Como chegar em Bonito (MS)?
A melhor forma de chegar em Bonito (MS) é de avião. Nesse caso, você pode desembarcar em Campo Grande, capital do estado, e contratar um transfer para esse destino ou até mesmo alugar um carro no aeroporto.
Além disso, você pode desembarcar diretamente em Bonito, em seu aeroporto regional. Contudo, o local recebe apenas trechos vindos de São Paulo e em dias selecionados.
Portanto, vale a pena considerar ambas as opções antes de agendar a sua viagem.
Para aquelas pessoas que vivem perto desse destino ou até mesmo em Mato Grosso do Sul, pode ser melhor fazer a viagem de carro ou de ônibus.
Onde ficar em Bonito (MS)?
Bonito (MS) possui diferentes opções de hospedagens, desde pousadas familiares até grandes hotéis com uma infraestrutura completa. Para te ajudar a selecionar o melhor para sua viagem, conte com a experiência da equipe da Laike Turismo!
O que fazer em Bonito (MS)?
Todo mundo que viaja para Bonito (MS) possui o mesmo objetivo: explorar o lado mais bonito das belezas naturais do Pantanal brasileiro.
Afinal, as principais atividades desse destino são justamente na natureza, seja em complexos de ecoturismo — que ainda contam com uma infraestrutura completa para sua estadia — ou em meio as cachoeiras e matas da região.
Dentre as atrações de Bonito (MS), as mais procuradas pelos turistas são:
Flutuação e mergulho
Enquanto no mergulho os participantes imergem nas águas e exploram seus interiores até o máximo possível de profundidade, na flutuação você fica boiando e sendo levado pela correnteza do rio.
Contudo, por utilizar os equipamentos de segurança necessários, é possível observar toda a vida aquática do local, incluindo os peixes, corais e demais belezas, ao mesmo tempo, em que relaxa.
Portanto, a flutuação é uma opção mais tranquila de atividade na água, que pode até mesmo ser realizada por crianças pequenas e pessoas idosas.
Trilhas e cachoeiras
A melhor forma de conhecer as belezas naturais de Bonito (MS) é explorando suas matas por meio das trilhas — recomendamos escolher passeios guiados, organizados nos complexos de ecoturismo.
Além disso, você pode escolher trilhas com destino a belíssimas cachoeiras, proporcionando um momento para recarregar as energias e ainda se conectar com a natureza daquela região.
Grutas
Outra atração que não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem para Bonito (MS) são as grutas, cavidades naturais formadas em rochas, que guardam belezas incríveis e, muitas vezes, bastante história.
No destino, as mais visitadas são:
-
- Gruta do Lago Azul;
-
- Gruta do Mimoso;
-
- Gruta de São Miguel;
-
- Gruta da Catedral;
-
- Abismo Anhumas.
Balneários
Os balneários são perfeitos para os dias em que você apenas deseja relaxar, enquanto toma um banho de rio ou aproveita as demais atividades disponíveis no local.
Além de opções de lazer, os balneários também oferecem uma infraestrutura completa para você passar o dia, com restaurantes, vestiários e estacionamento.
Veja abaixo algumas opções em Bonito (MS):
-
- Nascente Azul;
-
- Balneário Municipal;
-
- Praia da Figueira;
-
- Ecopark Porto da Ilha;
-
- Balneário do Parque Ecológico Rio Formoso.
Observação de aves
Para os amantes de aves, saiba que você também pode tirar um dia para observar as espécies da região em um passeio tranquilo, geralmente realizado em Estância Mimosa — que também conta com outras opções de lazer, incluindo uma bela cachoeira.
Além disso, você pode estender um pouco sua viagem para Jardim–MS para observar e tirar fotos das mais de 160 espécies de aves que vivem Buraco das Araras, incluindo a famosa Arara-Azul.
Onde comer em Bonito (MS)?
Para deixar sua viagem para Bonito (MS) ainda mais completa, você não pode deixar de experimentar os pratos típicos do Mato Grosso do Sul, incluindo:
-
- Arroz Carreteiro: arroz cozido com pedaços de carne de charque, linguiça, cebola, alho, tomate e outros temperos;
-
- Sopa Paraguaia: bolo salgado feito com milho, queijo e cebola, assado no forno;
-
- Caldo de piranha: cabeça de piranha cozida com legumes e temperos;
-
- Chipa: pão de queijo feito de polvilho, queijo e ovos, assado no forno;
-
- Pudim de peixe: feito com peixe desfiado, batata cozida amassada, ovos, leite, creme de leite, queijo ralado e temperos.
Para aproveitar esses e muitos outros pratos típicos da região, você deve incluir em seu roteiro restaurantes regionais, dando preferência aqueles criados por famílias nativas de Bonito (MS) ou do próprio estado.
Contudo, devido sua riqueza de opções de estabelecimentos, saiba que você também encontra restaurantes de outros típicos, que servem diferentes cardápios — desde comidas brasileiras até internacionais.
Informações úteis para sua viagem
Confira abaixo algumas dicas importante para sua viagem a Bonito (MS) ser super tranquila e você poder aproveitar todos os passeios sem problemas:
Reserve com antecedência
Está pensando em viajar na alta temporada para Bonito (MS)? Então, reserve os seus passeios com antecedência!
Afinal, o local recebe muitos turistas durante esse período, e, sem a reserva antecipada, você corre o risco de enfrentar longas filas ou até mesmo não conseguir realizar o passeio desejado.
Inclusive, nossa dica é: na hora que você fechar seu pacote de viagem com a Laike Turismo, já inclua as atividades desejadas, embarcando para essa aventura com tudo planejado.
Leve roupas confortáveis e adequadas
Além de disposição física, as trilhas também exigem determinadas peças, como tênis para caminhada e roupas confortáveis e frescas.
Portanto, selecione os passeios que irá realizar com antecedência e organize sua mala pensando em colocar roupas adequadas a essas atividades.
Siga as regras de preservação ambiental
Bonito (MS) é uma região de preservação ambiental, então, ouça com atenção as regras e orientações dadas pelos guias dos passeios e evite problemas com a fiscalização do local!
Planeje sua viagem para Bonito (MS) com quem também é apaixonado por uma aventura: a Laike Turismo! Entre em contato conosco e deixe tudo organizado para você poder aproveitar ao máximo as belezas do local mais bonito do Brasil.