Guia completo para sua viagem para Gramado

Conhecido como um pedacinho da Europa no Brasil, Gramado é uma pequena cidade do Rio Grande do Sul, que encanta a todos por seu charme e belezas.

Afinal, em uma caminhada rápida pelas ruas você é transportado para o continente europeu, devido sua arquitetura típica dessa região e igrejas centenárias.

Portanto, se você está pensando em conhecer de perto esse pedacinho da Europa, venha conosco! Descubra tudo sobre esse destino, incluindo dicas de como se preparar para a sua viagem.

Quando ir para Gramado?

A escolha do melhor período para visitar Gramado depende da sua preferência de clima, pois enquanto a temperatura cai durante os meses de junho a agosto, a cidade fica um pouco mais quente entre dezembro e fevereiro.

Além disso, para quem prefere um clima mais ameno (nem tão quente e nem tão frio), recomendamos viajar para esse destino nos meses de março, abril, outubro e novembro.

Como chegar em Gramado?

Gramado não possui um aeroporto próprio, mas, você pode desembarcar em Porto Alegre, que fica há cerca de 115 km de distância da cidade, e finalizar o trajeto de ônibus, transfer ou até mesmo alugando um carro.

Os aeroportos de Canela e Caxias do Sul ficam mais perto de Gramado e também podem ser uma opção, mas, o translado desses locais pode ser um pouco mais complicado e eles recebem menos voos.

Para quem mora perto desse destino, vale também a pena realizar o percurso no automóvel particular — e garantir maior liberdade durante sua viagem — ou comprar uma passagem de ônibus, caso tenha essa rota disponível em sua cidade.

Conheça também:

Onde ficar em Gramado?

Em Gramado você encontra desde hotéis boutiques super charmosos e perfeitos para uma viagem em casal, até pousadas voltadas para as grandes famílias. Para encontrar a opção ideal para você, fale com a equipe da Laike Turismo!

O que fazer em Gramado?

Na hora de montar seu roteiro para Gramado, não deixe de adicionar essas atividades e atrações turísticas:

Rua Coberta

A Rua Coberta é uma das principais de Gramado, localizada no coração da cidade, que conta com várias opções de galerias, lojas, bares, restaurantes e cafés.

Além disso, o local abriga a famosa Igreja São Pedro e o Palácio dos Festivais, onde ocorre o Festival de Cinema de Gramado.

Mini Mundo

Já imaginou ver o mundo em miniatura? Isso é possível no Mini Mundo, uma atração ao ar livre que conta com réplicas de várias construções ao redor do mundo, 24 vezes menores do que as originais.

Dentre as réplicas presentes na exposição, estão:

  • Neuschwanstein Castle (Alemanha);
  • Museu do Ipiranga (São Paulo);
  • Usina do Gasômetro (Porto Alegre).

Snowland

O Snowland é o primeiro parque de neve coberto da América da Latina, que garante momentos de bastante diversão, especialmente para quem nunca teve a oportunidade de conhecer a neve de perto.

No local, os visitantes podem realizar atividades como:

  • Patinação no gelo;
  • Simulador 7D;
  • Tubing e mini-tubing;
  • Carrinho bate-bate na neve;
  • Esquiar ou fazer snowboard.

Lago Negro

O Lago Negro foi construído durante um projeto de recuperação ambiental da área, que foi devastada em razão de um incêndio, e atualmente é um dos principais pontos turísticos de Gramado. 

No local é possível realizar atividades como um passeio de pedalinho ou até mesmo um piquenique, enquanto se admira as belezas naturais da região, especialmente suas flores — entre novembro e dezembro o local fica cheio de hortênsias.

Cervejarias e Vinícolas

Gramado é conhecido por suas fábricas de cervejas artesanais, que produzem ótimas bebidas. Inclusive, existem passeios chamados de “Rota das Cervejas”, que cobre três cervejarias famosas da região. 

Para os amantes de vinho, também vale a pena conhecer as vinícolas da cidade, como: 

  • Vinícola Ravanello;
  • Casa Seganfredo;
  • Jolimont.

Museu de Cera Dreamland

Sabe os famosos museus Madame Tussaud? Para quem não teve a oportunidade de conhecer e deseja ver de perto essas estátuas, vale a pena visitar o Museu de Cera Dreamland.

O local conta com estátuas de cera de famosos como Mike Tyson, Rainha Elizabeth II, Michael Jackson, Amy Winehouse e outras personalidades conhecidas. 

Fábricas de Chocolate de Gramado

Os chocolates de Gramado são basicamente uma atração turística deste destino e, durante a sua estadia, você não pode deixar de conhecer uma das fábricas artesanais.

Além de conhecer o processo de fabricação do chocolate, como os ingredientes usados ou equipamentos necessários, durante o passeio você também poderá realizar degustações e garantir ótimas lembranças para amigos e familiares.

Bônus: assista o Natal Luz no final do ano

O Natal Luz é o primeiro evento natalino no Brasil, que ocorre entre final de outubro até final de janeiro do ano seguinte pelas ruas de Gramado.

Com diferentes atrações e desfiles, esse é um momento único e que merece ser apreciado pelo menos uma vez na vida. Então, se puder, programe sua viagem para esse período e assista de perto esse espetáculo. 

Onde comer em Gramado?

Durante suas pausas para almoço ou até mesmo em seus passeios pelas charmosas ruas de Gramado, você precisa experimentar a culinária dessa região, que conta com pratos como:

  • Churrasco Gaúcho: carnes como picanha, costela, linguiça e frango são grelhadas lentamente em churrasqueiras, resultando em sabores suculentos e deliciosos;
  • Fondue: os de queijo são acompanhados por pães, batatas e legumes, enquanto os de chocolate são servidos com frutas frescas, biscoitos e marshmallows;
  • Cuca: bolo de origem alemã feito com uma massa macia e coberta com uma crosta de farofa doce, podendo ser recheado com maçã, banana, goiabada ou creme;
  • Apfelstrudel: sobremesa de massa folhada recheada com maçãs, passas, canela e açúcar, normalmente servido quente, acompanhado de chantilly ou sorvete;
  • Café Colonial: refeição farta que inclui uma grande variedade de pães, bolos, tortas, geleias, queijos, embutidos, salgadinhos e outras delícias.

Informações úteis para sua viagem 

Confira abaixo algumas dicas que separamos para sua viagem para Gramado!

Cuidado com o clima na hora de arrumar as malas

Como dissemos no início, o clima de Gramado pode ser desde quente — com temperaturas que alcançam até 30 °C — até muito frio, com temperaturas abaixo de zero, especialmente à noite.

Portanto, antes de arrumar as suas malas, consulte a previsão do tempo e vá preparado para encarar o frio, pelo menos, levando algumas peças de inverno.

Faça as reservas com antecedência

Por ser um destino bem popular, durante a alta estação a cidade fica bem cheia, o que pode dificultar um pouco suas reservas de passagens, hotéis e até mesmo para os passeios. 

Então, programe tudo com bastante antecedência, até mesmo para conseguir economizar na compra do seu pacote.

Inclusive, comece agora mesmo a planejar sua viagem para Gramado com a Laike Turismo e conheça quais os pacotes e roteiros ideais para você, garantindo a reserva nos melhores hotéis e passeios.

Compartilhe:

Faça parte do próximo grupo!!

Fique sempre por dentro das nossas promoções e agenda dos grupos.

Posts relacionados