Clube de vantagens

Guia completo para sua viagem para Fernando de Noronha

Preparado para embarcar em uma aventura por um dos destinos mais bonitos do Brasil? Então, venha conhecer Fernando de Noronha!

Localizado em um arquipélago vulcânico a cerca de 350 quilômetros ao largo da costa nordestina, o destino é um dos mais famosos e procurados por quem busca viagens de alto padrão e muita paisagem natural.

Contudo, para sua viagem ser bastante tranquila, existem algumas dicas que você precisa conhecer antes de embarcar — incluindo passeios indispensáveis para o seu roteiro. Venha conosco nesse guia para descobrir isso e muito mais!

Quando ir para Fernando de Noronha?

O melhor período para sua viagem a Fernando de Noronha depende dos seus objetivos.

Por exemplo, para quem planeja praticar atividades como mergulho ou simplesmente relaxar em uma das suas belíssimas praias, a época ideal é entre setembro e outubro, quando há pouquíssimas chuvas, o mar está calmo e a visibilidade da água excelente.

Contudo, para os amantes do surfe, recomendamos escolher os meses entre dezembro e março, quando há maiores picos de onda — inclusive, a Praia da Cacimba do Padre recebe nesse período o campeonato mundial do parque.

Como chegar em Fernando de Noronha?

Apenas há duas formas de chegar em Fernando de Noronha: de avião ou embarcação.

No caso, o arquipélago recebe apenas voos de Recife, Natal e Fortaleza, que geralmente duram de uma a duas horas. Para quem mora em outras cidades, precisará realizar a conexão em um desses aeroportos.

Por outro lado, não há uma rota regular de barco ou balsa que faça a travessia de Recife ou Natal para Noronha. Então, quem quiser embarcar nessa aventura deverá contratar uma empresa particular, que geralmente faz o trajeto em veleiros.

Conheça também:

Onde ficar em Fernando de Noronha?

Para garantir uma experiência luxuosa completa, você precisa ficar hospedado em um dos hotéis de Fernando de Noronha, que oferecem todo conforto, privacidade e comodidades necessárias para sua viagem. Fale com a equipe da Laike Turismo e descubra as melhores opções disponíveis!

O que fazer em Fernando de Noronha?

Visitar Fernando de Noronha significa recarregar as energias, enquanto se conecta com a natureza, principalmente com o mar.

Para isso, não deixe de realizar esses passeios e atividades durante a sua viagem:

Explore as praias de Fernando de Noronha

Você sabia que a praia mais bonita do mundo fica em Fernando de Noronha? A Baía do Sancho foi escolhida entre os turistas na Travelers’ Choice Awards 2023, ficando à frente de outras 24 praias espalhadas pelo mundo.

Não é por menos, com um cenário composto por águas cristalinas, mata nativa e majestosas falésias, a Baía do Sancho é uma parada obrigatória para quem visita o arquipélago.

Contudo, durante sua estadia não deixe de conhecer outras praias da região, como:

  • Baía dos Porcos;
  • Praia da Conceição;
  • Cacimba do Padre;
  • Praia do Leão;
  • Praia do Meio.

Faça atividades aquáticas

Além de relaxar enquanto admira as belezas naturais das praias, você também pode realizar algumas atividades aquáticas e explorar ainda mais as paisagens desse arquipélago.

Os passeios mais procurados são:

  • Mergulho;
  • Passeio de barco;
  • Observação de golfinho;
  • Surfe;
  • Aquasub (ou Prancha a Reboque).

Visite o Projeto Tamar

O Projeto Tamar é uma organização que atua na preservação das tartarugas marinhas, que realizam a desova em alguns locais da costa brasileira, como em Fernando de Noronha.

Por isso, o arquipélago conta com uma sede dessa instituição, que está aberta ao público e conta com exposições, palestras, alguns animais e até mesmo uma lojinha para você garantir um presente.

Dica: se você programar sua viagem entre setembro e dezembro, procure saber se está acontecendo a desova das tartarugas e assista a esse espetáculo da natureza de perto.

Faça trilhas

Outro passeio imperdível em Fernando de Noronha são suas diversas trilhas, que te levam em meio a natureza e paisagens desse arquipélago. 

Contudo, você deve ficar atento às regras locais, pois em alguns desses passeios é obrigatório estar acompanhado de guias de turismo certificados. 

Além disso, para todos é necessário agendar a atividade no Centro TAMAR/ICMBio — não esqueça de levar seu ingresso do Parque Nacional Marinho.

Veja abaixo as principais trilhas da região:

  • Pontinha-Caieira (com guia);
  • Morro São José (com guia);
  • Pontinha-Caieira (sem guia);
  • Atalaia (sem guia).

Onde comer em Fernando de Noronha?

A culinária de Fernando de Noronha combina o melhor do mediterrâneo com a gastronomia de Pernambuco, dando origem a pratos únicos e deliciosos, como:

  • Peixe na Telha: peixe fresco cozido em uma telha de barro com tomate, cebola, pimentão e outros condimentos;
  • Moqueca: ensopado de peixe ou frutos-do-mar cozidos com leite de coco, cebola, tomate, pimentão e azeite de dendê;
  • Camarão na Moranga: camarões servidos em uma abóbora, cozidos com leite de coco e outros ingredientes locais;
  • Caldinho de Peixe: caldo leve e saboroso de peixe, semelhante a uma sopa de frutos-do-mar.

Além disso, você encontra vários pratos com lagosta nos restaurantes, seja cozida, na grelhada ou até mesmo em risoto, visto que esse fruto do mar é bastante abundante na região.

Informações úteis para sua viagem 

Separamos abaixo algumas dicas e informações que você deve saber antes de viajar para Fernando de Noronha:

Locomoção em Fernando de Noronha

Como você não consegue chegar em Fernando de Noronha com seu próprio carro, precisará de outras alternativas para se locomover no arquipélago.

A boa notícia é que existem empresas de táxis atuando no local, assim como transfers particulares, aluguel de bicicleta ou até mesmo de buggy. Também é possível fazer a locação de um carro e usá-lo para se locomover entre as praias — na vila, recomendamos andar a pé mesmo.

Não esqueça de pagar as taxas de preservação

Os turistas que desembarcam em Fernando de Noronha precisam pagar a TPA (Taxa de Preservação Ambiental), cuja cobrança é individual e deve ser feita do embarque para o arquipélago, no embarque ou após o retorno ao continente, com relação aos dias excedentes.

Além disso, se você quiser incluir o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha em seu roteiro — onde fica praias como Sancho, Atalaia, Baía dos Porcos e Leão — também deverá pagar um ingresso, que vale por 10 dias seguidos a partir do seu primeiro acesso. 

Respeite as normas de preservação ambiental

Além da taxa de preservação ambiental, os turistas também devem respeitar as normas impostas pelos órgãos fiscalizadores, ajudando a preservar toda beleza natural dessa região.

Então, fique atento às regras e orientações dadas pelos guias turísticos durante os seus passeios e evite problemas.

Decidiu que Fernando de Noronha será o próximo destino da sua viagem? Então, conte com a Laike Turismo para planejar toda essa aventura!

Nossa equipe seleciona a melhor passagem, hospedagem e passeios para você, incluindo no pacote todas as taxas que precisa pagar para sua permanência. Enfim, conosco você terá uma viagem completa e super tranquila. 

Entre em contato e receba um roteiro completo para Fernando de Noronha!

Compartilhe:

Faça parte do próximo grupo!!

Fique sempre por dentro das nossas promoções e agenda dos grupos.

Posts relacionados