Famoso por suas belíssimas praias e mitologias, o Chipre também reserva em suas fronteiras muitas histórias e construções erguidas há milênios.
Localizada no meio do mediterrâneo, o país divide o território da Ilha do Chipre com a República Turca do Norte — inclusive, ao visitar a capital, você tem a oportunidade de conhecer dois países!
Se você está pensando em visitar esse destino, venha conosco! Descubra quais atrações turísticas não podem ficar de fora do seu roteiro, bem como informações cruciais para sua viagem.
Aproveite a leitura!
Quando ir ao Chipre?
A melhor época para visitar o Chipre são os meses que antecedem o verão: maio e julho. Afinal, nesse período o país apresenta temperaturas altas e clima seco, com poucas chuvas e dias mais longos — com duração de até 13 horas.
Essa é a combinação perfeita para aproveitar as praias e atrações históricas ao ar livre que a região mediterrânea tem a oferecer.
O verão do país ocorre entre julho e setembro, enquanto a temporada de chuvas é entre dezembro e abril. Então, se fosse você, evitaria esse período.
Outro mês que você pode escolher para sua viagem é outubro, marcada pelas temperaturas amenas do início do outono.
Como chegar ao Chipre?
Ainda que exista um voo direto do Brasil para o Chipre, com rota de São Paulo para Larnaca, esse trajeto é muito longo e normalmente bem caro — com uma duração média de 26 horas.
Então, o ideal é buscar opções de voos mais baratas para outros destinos da Europa, que forneçam viações low cost para um dos aeroportos do Chipre, que ficam localizados nessas cidades:
- Larnaca;
- Paphos;
- Ercan.
Onde ficar no Chipre?
O Chipre possui opções de acomodações incríveis, com estruturas completas e algumas até mesmo luxuosas. Confira algumas opções de hospedagens que separamos para você!
O que fazer no Chipre?
Conheça abaixo as principais cidades turísticas do Chipre e saiba quais atrações elas reservam para sua viagem!
1. Paphos
- Blue Lagoon
- Coral Bay
- Parque Arqueológico Kato Paphos
- Navio naufragado Edro III
- Tumbas dos Reis
- Aphrodite’s Rock
- Calçadão de Paphos
- Lara Beach
2. Nicósia
- Museu Bizantino do Chipre
- Büyük Han (a grande pousada)
- Museu Leventis
- Calçadão da Rua Ledra
- Centro antigo
Atenção: mesmo sendo a capital do Chipre, a Nicósia é dividida entre a República Turca do Norte e a República do Chipre. Então, para atravessar a fronteira entre esses territórios você deverá estar com seu passaporte em mãos!
3. Ayia Napa
- Lovers Bridge (ponto do amor)
- Parque Natural Cape Greco
- Praia Nissi
- Caverna de Ayia Napa
- Praia Makronissos
- Praia Konnos
4. Limassol
- Oleastro Olive Park
- Sítio arqueológica Kourion
- Castelo de Limassol
- Centro antigo
Onde comer no Chipre?
A culinária do Chipre é influenciada tanto por sua localização — no meio do mar mediterrâneo, cercada de grandes civilizações como a grega e a turca — como também por seus colonizadores, os ingleses.
Dentre os pratos que nasceram dessas combinações, destacam-se:
- Kleftiko: carne de ovelha cozida no forno com vegetais e molho de vinho;
- Makaronia Tou Fournou: macarrão ao forno com carne de porco picada.
- Souvlaki: no estilo cipriota, esse prato é formado por pequenos pedaços de carne grelhada no espeto, uma grande quantidade de carne fresca e recheio de salada.
- Afelia: carne de porco marinada em vinho tinto e sementes de coentro.
- Stifado: guisado de carne de vaca ou de coelho.
- Fakes: prato vegetariano formado de arroz, cebola frita e lentilhas marrons.
Informações úteis para sua viagem ao Chipre
Para que você tenha a melhor experiência possível no Chipre, separamos abaixo algumas informações que vão te ajudar a organizar melhor sua viagem!
Visto
Os brasileiros não precisam de visto para viagens ao Chipre de até 90 dias, contudo, é necessário atender esses critérios:
- Comprovar passagem de ida e de volta;
- Possuir passaporte ou RG válido por no mínimo seis meses;
- Comprovar renda suficiente para a estadia no país;
- Comprovar local da hospedagem.
Lembre-se de fazer seu Seguro de Viagem por segurança!
Fuso horário
A diferença de horário entre o Brasil e o Chipre é de 6 horas.
Tomada e eletricidade
As tomadas do país são do Tipo G, enquanto a tensão usada no país é de 240 V, por isso, garanta adaptadores para seus aparelhos eletrônicos antes da sua viagem — ou confira com o hotel se eles disponibilizam.
Moeda e câmbio
A moeda oficial do Chipre é o Euro, que atualmente custa aproximadamente R$ 5,24. O câmbio das moedas pode ser feito em agências no Brasil, no aeroporto ou até mesmo no próprio país estrangeiro.
Consulte também com seu banco a possibilidade de utilizar seu cartão de crédito e as taxas de conversão cobradas. Faça a sua cotação de câmbio aqui!
Idioma
Os idiomas oficiais do Chipre são o grego e o turco, contudo, por este ser um país bastante visitado pelos turistas, também é comum encontrar pessoas que falam inglês.
Quer que o Chipre seja seu próximo destino? Entre em contato conosco e personalize sua viagem!