Entre picos nevados, lagos serenos e uma aura de aventura, Bariloche se ergue como um ícone dos destinos de montanha na América do Sul.
Situado na província de Rio Negro, na Argentina, este destino encatador atrai visitantes de todo o mundo em busca de experiências únicas em meio à natureza exuberante.
Então, se você está pensando em conhecer Bariloche, venha conosco nesse guia e descubra quais atividades te esperam. Boa leitura!
Conheça também:
- Luxemburgo: tudo o que você precisa saber sobre o destino
- Inglaterra: tudo o que você precisa saber sobre o destino
Quando ir para Bariloche?
Você está planejando viajar para Bariloche para conhecer a neve e ainda praticar atividades como snowboard ou esqui? Então, deve programar sua viagem para o inverno, entre junho e agosto.
Contudo, se seus planos envolvem caminhadas, ciclismo, passeios de barco e outras atividades na natureza exuberante dessa região — e, principalmente, você pretende fugir do frio e das multidões — recomendamos que escolha viajar durante o verão, entre dezembro e fevereiro.
Como chegar em Bariloche?
Existem voos direto do Brasil para Bariloche, com menos de 5 horas de duração, mas apenas com saídas em São Paulo. Para quem mora em outras cidades, poderá escolher trajetos com conexão na capital paulista ou até mesmo em Buenos Aires.
Inclusive, dependendo da sua programação, você pode criar um roteiro que inclua a capital da Argentina e conhecer esses dois destinos encantadores de uma única vez.
Onde ficar em Bariloche?
Em Bariloche você encontra ótimas opções de acomodações, com tudo que você precisa para garantir o máximo de conforto em sua viagem — algumas até com vistas incríveis para as principais paisagens da região. Conheça as melhores selecionadas por nossa equipe!
O que fazer em Bariloche?
O seu roteiro de viagem para Bariloche vai depender da época do ano em que você conhecer o destino. Contudo, existem também atrações que estão disponíveis o ano inteiro e que merecem fazer parte da sua programação.
Conheça abaixo as principais e comece a planejar sua viagem:
1. Circuito Chico
O Circuito Chico é um tour panorâmico de Bariloche e um dos primeiros passeios que você deve fazer para chegar a esse destino.
Esse roteiro começa com uma subida de teleférico de cadeirinha até o topo do Cerro Campanário, continuando o passeio pela margem do lago até a Capela de Santo Eduardo.
O tour pode ser feito pela manhã ou pela tarde (ideal no inverno), e deve ser agendado com antecedência em uma das agências da região.
2. Cerro Otto
A subida do Cerro Otto pode ser feita de teleférico, proporcionando uma vista incrível das paisagens de Bariloche.
Além disso, ao chegar no final, não deixe de fazer uma refeição ou comer um docinho na Confeitaria Giratória, que fica, literalmente, girando e garantindo que todos admirem a paisagem do local em 360º.
3. Cerro Catedral
O Cerro Catedral é a principal estação de esqui de Bariloche e uma parada obrigatória para quem visita o destino no inverno.
Afinal, o local conta com 34 meios de elevação, 120 km de pistas e caminhadas, assim como uma estrutura completa para você passar o dia e ainda aprender a praticar os principais esportes.
Além disso, na estação você também pode alugar roupas e equipamentos, facilitando ainda mais suas aventuras.
4. Trilhas de Bariloche
Durante o verão, você pode aproveitar o clima ameno para se aventurar pelas Trilhas de Bariloche, sendo as mais conhecidas:
- Trilha de Cerrito Llao Llao e Villa Tacul;
- Trilha Bahía López;
- Trilha do Lago Escondido.
Contudo, não esqueça de colocar em sua mala tênis e roupas confortáveis para esses passeios, que mesmo não sendo muito difíceis, vão exigir um pouco de resistência física — mas, não desista, pois a vista ao final da subida compensa todo o esforço.
5. Villa La Angostura
Há 80 km de Bariloche está localizada a Villa La Angostura, uma pequena cidade, com restaurantes charmosos e uma vista incrível da natureza.
Inclusive, devido a proximidade entre essas cidades, você pode fazer um passeio bate-volta e apenas aproveitar um dia da sua viagem para conhecer o local.
Onde comer em Bariloche?
A gastronomia também deve fazer parte do seu roteiro, incluindo os pratos mais conhecidos da Argentina, como:
- Truta Patagônica: preparada de várias maneiras, como grelhada ou assada, é um prato delicioso e muito representativo da gastronomia local;
- Cordeiro Patagônico: cozido lentamente na grelha ou no espeto, o que lhe confere um sabor único e delicioso;
- Empanadas: pasteis recheados com uma variedade de ingredientes, como carne, frango, queijo, ou vegetais, e são assadas até ficarem douradas e crocantes;
- Fondue: de queijo, acompanhado de pães frescos, é uma escolha especialmente apreciada pelos visitantes;
- Chocolates: Bariloche é famoso pelos seus chocolates artesanais, inclusive feitos com ingredientes locais, como frutas vermelhas e frutos secos.
Informações úteis para sua viagem
Confira abaixo algumas informações que separamos para sua viagem:
Visto
Os brasileiros não precisam de visto para entrar na Argentina, apenas de um documento de identificação oficial, como o RG ou o passaporte (não é obrigatório). Contudo, na imigração, pode ser solicitado comprovante de hospedagem e da passagem de volta.
Transporte
A melhor forma de se locomover em Bariloche é alugando um carro, que garantirá não apenas mais conforto, como também autonomia e praticidade para os seus passeios.
Saiba onde fazer essa locação!
Fuso horário
Não há diferença no fuso horário de Brasília, no Brasil, para Bariloche. Então, você não precisa se preocupar em ajustar os seus relógios!
Tomada e eletricidade
A voltagem usada em Bariloche é de 220 V, enquanto as tomadas são do Tipo I, com três pinos chatos, sendo dois deles tortos. Portanto, não esqueça do adaptador!
Moeda e câmbio
A moeda mais usada em Bariloche é o peso argentino. No entanto, também é possível comprar com dólares e reais.
Saiba onde fazer o câmbio dessas moedas!
Idioma
O idioma oficial de Bariloche é o espanhol, contudo, por receber muitos turistas brasileiros, os funcionários estão acostumados também com o português.
Embarque nessa aventura com um planejamento personalizado para você e com tudo para sua viagem ser inesquecível! Personalize sua viagem conosco e descubra o que te espera em Bariloche!