A Península dos Bálcãs reserva um lindo país, com cidades históricas e praias paradisíacas, que pode ser seu próximo destino de viagem: a Albânia.
Por não ser um dos destinos mais populares da Europa, os turistas que escolhem visitar esse país conseguem aproveitar suas praias e atrações com maior tranquilidade e conforto.
Além disso, a região reserva uma forte cultura, história e gastronomia, entregando aos seus visitantes uma experiência inesquecível.
Confira mais informações sobre o destino a seguir:
Quando ir para a Albânia?
Como as principais atrações da Albânia são suas belas praias, o ideal é evitar visitar o país durante os períodos chuvosos: janeiro, fevereiro, março, outubro, novembro e dezembro.
Nos outros meses do ano, no entanto, o local apresenta um clima agradável e bastante atrativo para os turistas, com destaque para o período entre abril e setembro, sendo que julho e agosto são os meses mais quentes.
Como chegar na Albânia?
A Albânia possui apenas um aeroporto internacional, localizado em sua capital, Tirana.
Para chegar ao país do Brasil, o ideal é buscar por passagens promocionais para as grandes capitais localizadas próximas, como Milão e Frankfurt, e desse destino aproveitar um voo lowcost para a Albânia.
Também é possível chegar ao país de ferry, que sai da ilha de Corfu, na Grécia, até Saranda — uma das cidades mais visitadas pelos turistas, como veremos a seguir.
Onde ficar na Albânia?
Confira algumas opções que separamos para você escolher o local ideal para se hospedar na Albânia!
O que fazer na Albânia?
A Albânia é famosa por suas lindas praias e cidades históricas, sendo uma ótima opção para quem deseja relaxar, sem precisar abrir mão de aprofundar seus conhecimentos sobre a cultura e história do local.
Então, veja abaixo as principais cidades do país e seus atrativos que você não pode perder:
Saranda
O destino dos ferries de Corfu também é uma parada obrigatória para quem visita a Albânia!
Afinal, a pequena cidade litorânea conhecida como Saranda (ou Sarandë) reserva entre suas fronteiras lindíssimas praias, infraestrutura completa (com ótimos hotéis e restaurantes) e localização estratégica.
Por exemplo, alugando um carro é possível visitar outras cidades próximas e aproveitar atrações como:
- Butrint: complexo arqueológico com ruínas da civilização greco-romana;
- Olho Azul: fonte de água cristalina com profundidade desconhecida;
- Ksamil: região também conhecida por suas belas praias.
Tirana
A capital da Albânia também é um excelente destino para quem visita o país, pois mesmo não possuindo lindas praias como Saranda, Tirana possui vários museus (que antes eram bunkers), projetos urbanísticos e parques.
Além disso, a capital abriga muitos bares e restaurantes, que transformam seu centro em um ótimo ponto para os turistas e moradores. Sem falar na lendária Pirâmide de Tirana, uma construção projetada para ser um museu, mas que ficou sem uso após o fim do regime comunista.
Elbasan
O principal motivo para você incluir Elbasan em seu roteiro de viagem é conhecer a tradicional comida da região: bugasse. Esse prato delicioso é basicamente preparado com pão frito dentro do pão, mas de uma forma diferenciada.
Sem falar que é super baratinho.
A pequena cidade também possui igrejas, mesquitas, cafés e bares de apostas, que podem ser visitados por quem passa por ela.
Contudo, um dia em Elbasan é suficiente para conhecer seus atrativos e descobrir mais sobre a cultura desse povo.
Berat
Berat é uma das cidades históricas da Albânia, com mais de 2.500 anos de história, caracterizada pelas casinhas construídas nas encostas das montanhas. Por isso, a região é conhecida como a cidade das infinitas janelas.
Durante sua visita ao local, aproveite para conhecer os bairros Mangalam e Gorica — não deixe de cruzar a Ponte Gorica, que liga esses bairros.
Outra atração imperdível é o Castelo de Berat, que pode ser acessado a pé ou de carro. A entrada não é gratuita e sua principal característica é que o local não é um museu, mas um castelo funcional!
Ou seja, muitas pessoas ainda vivem nele, mas como se fosse um vilarejo. Inclusive, você pode ficar hospedado em um dos hotéis do castelo.
Gjirokaster
Outra cidade histórica bastante popular na Albânia é Gjirokaster, que fica localizada a apenas 1 hora e 30 minutos de Saranda — pode ser um dos seus destinos bate-e-volta se decidir se hospedar na cidade litorânea.
O local também possui um castelo, um dos maiores do país, construído no século III. Nele você encontra um museu de armas e, durante o verão, pode aproveitar o festival nacional de folclore.
Outra característica de Gjirokaster são suas casas de pedras, construídas durante o século XVII, que promovem grande parte do encanto da região.
As principais atrações da cidade são:
- Bazar de Gjirokaster;
- Mesquita construída em 1557;
- Bares e restaurantes;
- Museu Etnográfico;
- Casas antigas de arquitetura Otomana.
Onde comer na Albânia?
Além do bugasse, encontrada apenas em Elbasan, a Albânia também reserva em sua culinária pratos incríveis, que podem ser aproveitados nos restaurantes e bares espalhados por suas cidades.
Os pratos mais famosos são:
- Börek (torta salgada feita com massa folhada);
- Mish Shqeto (borrego com salsa);
- Fërgesë Tirane (prato feito com pimentão, tomate e queijo cottage);
- Byrek shqiptar me perime (pastéis de vegetais);
- Tavë Kosi (prato feito com cordeiro, ovos e iogurte);
- Tavë me presh (empadão de alho-poró com carne moída);
- Trilece (bolo com leite, creme e leite concentrado);
- Mish Qingjji me Barbunja (carne guisada com feijocas).
Dica: antes de escolher um restaurante, confira sua avaliação no Google ou no TripAdvisor e garanta uma melhor experiência gastronômica.
Informações úteis para sua viagem a Albânia
Confira abaixo algumas informações que podem te ajudar durante seu passeio:
Visto
Os brasileiros não precisam de visto para entrar na Albânia, desde que a viagem seja de até 90 dias. Para prazos mais longos, será necessário solicitar autorização.
Além disso, mesmo não fazendo parte da União Europeia, os europeus também não precisam de visto para entrar no país.
Segurança
Ainda que tenha passado por uma Guerra Civil em 1997 (menos de 30 anos atrás), atualmente a Albânia é um país extremamente seguro, inclusive, sendo um destino para mulheres que querem viajar sozinhas.
De qualquer maneira, não deixe de fazer seu Seguro de Viagem.
Moeda e câmbio
A moeda oficial da Albânia é o Lek albanês (ALL), sendo que 1 real corresponde a 19,50 ALL. Contudo, por ser uma moeda exclusiva, o ideal é levar Euro e trocá-lo para o Lek albanês em casas de câmbio.
Ah! Nem todos os locais aceitam cartão de crédito, então, esteja preparado. Faça a sua cotação de câmbio aqui!
Idioma
O idioma oficial da Albânia é o albanês, dividido em dialetos como Tosk e Gheg. Algumas pessoas também falam outras línguas, como o inglês, mas não é tão comum.
Fuso horário
A diferença de horário entre o Brasil e a Albânia é de 4 horas (no verão) e de 5 horas (no inverno).
Ficou interessado em conhecer esse destino? Entre em contato conosco e receba um roteiro de viagem completo e totalmente personalizado por nossos agentes!