Com paisagens deslumbrantes, cultura rica e espiritualidade profunda, o Tibete encanta quem decide conhecer essa Região Autônoma da China.
Esteja preparado para descobrir o que te espera nesse destino, indo além do Monte Everest e da sua grandiosidade.
Neste guia, mostraremos outros pontos turísticos que também merecem sua atenção, assim como dicas importantes para sua viagem. Boa leitura!
Conheça também:
- Guiana Francesa: tudo que você precisa saber sobre o destino – Laike Turismo
- Equador: tudo que você precisa saber sobre o destino – Laike Turismo
Quando ir ao Tibete?
A melhor época para conhecer o Tibete é entre abril a outubro, sendo que julho e agosto são meses mais chuvosos, que podem atrapalhar alguns passeios. Contudo, no geral, a temperatura costuma não ultrapassar de 21 °C na região.
Como chegar ao Tibete?
Não há voos diretos do Brasil para o Tibete, sendo mais comum encontrar trechos com duas paradas e de longa duração. Nesse caso, recomendamos você contratar seu pacote com bastante antecedência para encontrar as melhores opções.
Onde ficar no Tibete?
No Tibete você encontra desde hotéis com estruturas bem tradicionais, opções modernas e até mesmo algumas que vão te aproximar ainda mais das belezas naturais dessa região. A Laike Turismo te mostra quais são as melhores, fale conosco!
O que fazer no Tibete?
A Região Autônoma do Tibete é bastante procurada por quem deseja viver uma aventura no Monte Everest ou conhecer mais sobre a cultura budista, que predomina no país. Veja abaixo quais são as melhores cidades e passeios para cada objetivo:
1. Lhasa (capital do Tibete)
Conhecida como a Cidade do Sol, por receber 3 mil horas de luz solar por ano, a capital do Tibete também é um dos destinos turísticos mais populares dessa região autônoma.
Com ruelas antigas e rodas de oração, o local fica ainda mais encantador devido aos seus pontos turísticos, como:
- Palácio Potala;
- Monastério Drepung;
- Templo Johkang;
- Monastério Sera.
2. Gyantse
Gyantse é considerada a terceira maior cidade do Tibete, na qual você pode conhecer um pouco mais sobre a cultura dessa região, especialmente porque seu povo ainda segue as tradições dos antigos moradores.
Durante sua visita, não deixe de conhecer o Grande Templo Kumbum, assim como esses locais:
- Forte Gyantse Dzong;
- Mosteiro Pelkor Choede;
- Gyantse Kumbum.
3. Monte Everest
O Monte Everest é a montanha mais alta do mundo, com 8.848 metros de altura, e fica localizada na fronteira entre o Nepal e o Tibete.
Portanto, quem deseja viver essa aventura ou ao menos ver de perto a grandeza dessa montanha, escolhe um desses destinos como ponto de partida.
Dentre os passeios para o Monte Everest, a visita ao acampamento formado em sua base (do lado do Tibete) é um dos mais procurados pelos turistas — recomendamos que você faça uma preparação física antes de embarcar nesse passeio.
Essa é uma alternativa para quem não possui condições físicas e/ou financeiras de escalar o Monte Everest, mas ainda deseja admirar o local de perto.
4. Lago Manasarovar
O Lago Manasarovar é considerado sagrado pelos praticantes do hinduísmo, budismo e jainismo, bem como um ponto turístico famoso.
Formado pelas águas das geleiras do Monte Kailash, o lago está localizado na parte ocidental do Tibete, na província de Ngari.
Em sua visita a essa região, você pode percorrer toda a extensão do lago — em um passeio que dura cerca de 4 dias — ou apenas armar uma barraca na margem e aproveitar um momento de relaxamento e conexão.
5. Shigatse
A segunda maior cidade do Tibete é bastante procurada por quem deseja fazer o passeio rumo ao acampamento base do Monte Everest.
Contudo, o local também possui alguns pontos turísticos interessantes, com destaque para o Mosteiro de Tashilhunpo, fundado em 1447 pelo primeiro Dalai Lama, que atualmente funciona como a sede do Panchen Lama, a segunda maior autoridade espiritual do Tibete.
Onde comer no Tibete?
Outra maneira de conhecer a cultura do Tibete é por meio da sua cultura, influenciada pelo clima frio da região e pelo budismo. Durante sua estadia, não deixe de experimentar pratos como:
- Tsampa: feito de cevada torrada moída e frequentemente misturada com chá de manteiga de iaque;
- Momo: bolinhos de massa recheada com carne ou vegetais, cozidos no vapor;
- Thukpa: sopa de macarrão com carne, vegetais e especiarias;
- Balep korkun: pão achatado cozido em uma frigideira;
- Phingsha: feito com carne cozida com macarrão de batata e um molho feito com farinha de cevada.
Informações úteis para sua viagem
Por ser uma Região Autônoma localizada em um país, o Tibete possui algumas particularidades, que devem ser conhecidas por seus visitantes. Veja abaixo:
Visto
Para essa viagem, será necessário solicitar um visto de viagem para a China e, em seguida, uma autorização especial de entrada no Tibete. Por isso, o ideal é contratar um pacote de viagem para viver essa aventura.
Transporte
Devido às complexidades das estradas e exigências de permissões, a maioria dos turistas prefere alugar carros com motoristas para se locomover entre as cidades do Tibete. Além disso, você pode viajar de ônibus e, dependendo das cidades, até mesmo de trem.
Fuso horário
O fuso horário do Tibete está 11 horas à frente de Brasília. Por conta dessa diferença e da altitude, recomendamos que você descanse no primeiro dia e tente se acostumar com essas mudanças.
Inclusive, você deve contratar um seguro de viagem, pois muitos turistas apresentam a doença de altitude e precisam de atendimento médico.
Tomada e eletricidade
No Tibete você encontra tomadas do Tipo A (dois pinos planos), do Tipo C (dois pinos redondos) e ainda do Tipo I (três pinos oblíquos), enquanto a voltagem é de 220V e 50Hz. Recomendamos levar um adaptador de tomadas universal!
Moeda e câmbio
A moeda usada no Tibete é o Renminbi (Yuan Chinês) e como o cartão de crédito é dificilmente aceito nas regiões mais rurais, o ideal é possuir uma boa quantia em espécie.
Saiba onde fazer o câmbio dessa moeda!
Idioma
O Tibete possui duas línguas oficiais: o tibetiano e o chinês, adotado após a ocupação da China, em 1950.
Explore as belezas naturais e a cultura milenar do Tibete com tranquilidade e tudo que você precisa: contrate um pacote da Laike Turismo! Venha conosco nessa aventura e viva momentos inesquecíveis…