Preparado para embarcar em uma aventura por um dos destinos mais bonitos do Brasil? Então, venha conhecer Fernando de Noronha!
Localizado em um arquipélago vulcânico a cerca de 350 quilômetros ao largo da costa nordestina, o destino é um dos mais famosos e procurados por quem busca viagens de alto padrão e muita paisagem natural.
Contudo, para sua viagem ser bastante tranquila, existem algumas dicas que você precisa conhecer antes de embarcar — incluindo passeios indispensáveis para o seu roteiro. Venha conosco nesse guia para descobrir isso e muito mais!
Quando ir para Fernando de Noronha?
O melhor período para sua viagem a Fernando de Noronha depende dos seus objetivos.
Por exemplo, para quem planeja praticar atividades como mergulho ou simplesmente relaxar em uma das suas belíssimas praias, a época ideal é entre setembro e outubro, quando há pouquíssimas chuvas, o mar está calmo e a visibilidade da água excelente.
Contudo, para os amantes do surfe, recomendamos escolher os meses entre dezembro e março, quando há maiores picos de onda — inclusive, a Praia da Cacimba do Padre recebe nesse período o campeonato mundial do parque.
Como chegar em Fernando de Noronha?
Apenas há duas formas de chegar em Fernando de Noronha: de avião ou embarcação.
No caso, o arquipélago recebe apenas voos de Recife, Natal e Fortaleza, que geralmente duram de uma a duas horas. Para quem mora em outras cidades, precisará realizar a conexão em um desses aeroportos.
Por outro lado, não há uma rota regular de barco ou balsa que faça a travessia de Recife ou Natal para Noronha. Então, quem quiser embarcar nessa aventura deverá contratar uma empresa particular, que geralmente faz o trajeto em veleiros.
Conheça também:
Onde ficar em Fernando de Noronha?
Para garantir uma experiência luxuosa completa, você precisa ficar hospedado em um dos hotéis de Fernando de Noronha, que oferecem todo conforto, privacidade e comodidades necessárias para sua viagem. Fale com a equipe da Laike Turismo e descubra as melhores opções disponíveis!
O que fazer em Fernando de Noronha?
Visitar Fernando de Noronha significa recarregar as energias, enquanto se conecta com a natureza, principalmente com o mar.
Para isso, não deixe de realizar esses passeios e atividades durante a sua viagem:
Explore as praias de Fernando de Noronha
Você sabia que a praia mais bonita do mundo fica em Fernando de Noronha? A Baía do Sancho foi escolhida entre os turistas na Travelers’ Choice Awards 2023, ficando à frente de outras 24 praias espalhadas pelo mundo.
Não é por menos, com um cenário composto por águas cristalinas, mata nativa e majestosas falésias, a Baía do Sancho é uma parada obrigatória para quem visita o arquipélago.
Contudo, durante sua estadia não deixe de conhecer outras praias da região, como:
- Baía dos Porcos;
- Praia da Conceição;
- Cacimba do Padre;
- Praia do Leão;
- Praia do Meio.
Faça atividades aquáticas
Além de relaxar enquanto admira as belezas naturais das praias, você também pode realizar algumas atividades aquáticas e explorar ainda mais as paisagens desse arquipélago.
Os passeios mais procurados são:
- Mergulho;
- Passeio de barco;
- Observação de golfinho;
- Surfe;
- Aquasub (ou Prancha a Reboque).
Visite o Projeto Tamar
O Projeto Tamar é uma organização que atua na preservação das tartarugas marinhas, que realizam a desova em alguns locais da costa brasileira, como em Fernando de Noronha.
Por isso, o arquipélago conta com uma sede dessa instituição, que está aberta ao público e conta com exposições, palestras, alguns animais e até mesmo uma lojinha para você garantir um presente.
Dica: se você programar sua viagem entre setembro e dezembro, procure saber se está acontecendo a desova das tartarugas e assista a esse espetáculo da natureza de perto.
Faça trilhas
Outro passeio imperdível em Fernando de Noronha são suas diversas trilhas, que te levam em meio a natureza e paisagens desse arquipélago.
Contudo, você deve ficar atento às regras locais, pois em alguns desses passeios é obrigatório estar acompanhado de guias de turismo certificados.
Além disso, para todos é necessário agendar a atividade no Centro TAMAR/ICMBio — não esqueça de levar seu ingresso do Parque Nacional Marinho.
Veja abaixo as principais trilhas da região:
- Pontinha-Caieira (com guia);
- Morro São José (com guia);
- Pontinha-Caieira (sem guia);
- Atalaia (sem guia).
Onde comer em Fernando de Noronha?
A culinária de Fernando de Noronha combina o melhor do mediterrâneo com a gastronomia de Pernambuco, dando origem a pratos únicos e deliciosos, como:
- Peixe na Telha: peixe fresco cozido em uma telha de barro com tomate, cebola, pimentão e outros condimentos;
- Moqueca: ensopado de peixe ou frutos-do-mar cozidos com leite de coco, cebola, tomate, pimentão e azeite de dendê;
- Camarão na Moranga: camarões servidos em uma abóbora, cozidos com leite de coco e outros ingredientes locais;
- Caldinho de Peixe: caldo leve e saboroso de peixe, semelhante a uma sopa de frutos-do-mar.
Além disso, você encontra vários pratos com lagosta nos restaurantes, seja cozida, na grelhada ou até mesmo em risoto, visto que esse fruto do mar é bastante abundante na região.
Informações úteis para sua viagem
Separamos abaixo algumas dicas e informações que você deve saber antes de viajar para Fernando de Noronha:
Locomoção em Fernando de Noronha
Como você não consegue chegar em Fernando de Noronha com seu próprio carro, precisará de outras alternativas para se locomover no arquipélago.
A boa notícia é que existem empresas de táxis atuando no local, assim como transfers particulares, aluguel de bicicleta ou até mesmo de buggy. Também é possível fazer a locação de um carro e usá-lo para se locomover entre as praias — na vila, recomendamos andar a pé mesmo.
Não esqueça de pagar as taxas de preservação
Os turistas que desembarcam em Fernando de Noronha precisam pagar a TPA (Taxa de Preservação Ambiental), cuja cobrança é individual e deve ser feita do embarque para o arquipélago, no embarque ou após o retorno ao continente, com relação aos dias excedentes.
Além disso, se você quiser incluir o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha em seu roteiro — onde fica praias como Sancho, Atalaia, Baía dos Porcos e Leão — também deverá pagar um ingresso, que vale por 10 dias seguidos a partir do seu primeiro acesso.
Respeite as normas de preservação ambiental
Além da taxa de preservação ambiental, os turistas também devem respeitar as normas impostas pelos órgãos fiscalizadores, ajudando a preservar toda beleza natural dessa região.
Então, fique atento às regras e orientações dadas pelos guias turísticos durante os seus passeios e evite problemas.
Decidiu que Fernando de Noronha será o próximo destino da sua viagem? Então, conte com a Laike Turismo para planejar toda essa aventura!
Nossa equipe seleciona a melhor passagem, hospedagem e passeios para você, incluindo no pacote todas as taxas que precisa pagar para sua permanência. Enfim, conosco você terá uma viagem completa e super tranquila.
Entre em contato e receba um roteiro completo para Fernando de Noronha!