A Chapada Diamantina revela um novo lado das belezas da Bahia, que todo amante da natureza precisa conhecer.
Seja por meio de trilhas entre as matas da região ou até mesmo por escaladas, você deve embarcar nessa aventura rumo a uma das paisagens mais bonitas do nosso país.
E para te ajudar nessa programação, venha conosco! Saiba tudo sobre esse destino, incluindo dicas de como chegar, o que fazer, o que comer e muito mais.
Boa leitura!
Quando ir à Chapada Diamantina?
A escolha do melhor período para conhecer a Chapada Diamantina dependerá das suas próprias prioridades.
Afinal, durante o verão, a região é tomada por altas temperaturas e uma incidência maior de chuvas, que também significa cachoeiras mais cheias e paisagem bem verde.
Por outro lado, o inverno na Chapada Diamantina é marcado pelo período de seca, garantindo que passeios como trilhas sejam feitos com tranquilidade. Contudo, a temperatura baixa pode atrapalhar um pouco sua viagem, especialmente à noite — em locais como Vale do Capão e Mucugê, você pode enfrentar até 10 °C.
Então, vale a pena considerar as características de cada período e escolher o que melhor se encaixar com suas preferências. Ou até mesmo visitar esse local mais de uma vez, descobrindo qual o mês ideal para se aventurar entre suas belezas.
Como chegar na Chapada Diamantina?
É possível chegar na Chapada Diamantina tanto de carro, partindo de qualquer lugar desse país, como também de avião, desembarcando no Aeroporto de Lençóis — que recebe poucos voos.
Para quem mora longe, pode também desembarcar no Aeroporto Internacional de Salvador e finalizar o percurso de ônibus, de transfer particular ou de carro, que pode ser alugado e facilitar bastante sua viagem.
Onde ficar na Chapada Diamantina?
A Chapada Diamantina é dividida em sete cidades, cada uma com suas próprias características, atrações turísticas e ótimas opções de hospedagem — ou seja, o combo perfeito para sua viagem. Independente se você já sabe em qual cidade ficará hospedado, fale conosco e descubra os melhores hotéis dessa região para sua estadia!
O que fazer na Chapada Diamantina?
Uma aventura na Chapada Diamantina é o momento perfeito para se conectar com a natureza, descobrir um novo lado da Bahia — para além das suas belas praias — e até mesmo viver momentos de autodescoberta.
Independente de qual seja o seu objetivo com essa viagem, não deixe de realizar os seguintes passeios e atividades:
Trilhas
Não há maneira melhor para explorar todas as belezas (ou, pelo menos, a maioria) da Chapada Diamantina do que realizando as suas várias trilhas, como:
- Trilha Cachoeira do Buracão;
- Trilha Cachoeira da Fumaça por Cima e Riachinho;
- Trilha Cachoeira do Sossego e Ribeirão do Meio;
- Trilha Lençóis ao Vale do Capão;
- Trilhas Grandes Cachoeiras de Itaeté;
- Trilha do Vale do Pati.
Durante esses passeios, siga as orientações do guia e fique sempre atento, especialmente se realizar sua viagem nos períodos mais chuvosos, em que os caminhos podem estar escorregadios.
Ah! A maioria dessas trilhas, como o nome sugere, vai te levar para uma belíssima cachoeira, então, não esqueça de colocar roupa de banho ao realizar essa aventura.
Cachoeiras e piscinas naturais
Como vimos, a maioria das trilhas da Chapada Diamantina são percursos para belíssimas quedas d’águas, que podem ser aproveitadas com um banho refrescante — ótimo para renovar as energias.
Além disso, você também pode tomar banho nas piscinas naturais dessa região, como a formada no Rio Roncador, no Serrano (a “praia” de Lençóis) e algumas formadas na Cachoeira do Riachinho.
Confira outros destinos:
- Guia completo para sua viagem para Chapada dos Veadeiros
- Guia completo para sua viagem para Bonito – MS
Grutas e cavernas
As grutas são um dos pontos turísticos mais famosos da Chapada Diamantina, que atraem milhares de pessoas interessadas em desvendar as belezas e mistérios dessas cavidades.
As mais conhecidas e visitadas são:
- Gruta da Pratinha;
- Gruta Azul;
- Gruta da Lapa Doce;
- Gruta da Torrinha;
- Gruta da Fumaça;
- Gruta do Lapão;
- Gruta do Poço Encantado.
Inclusive, se você sonha em ver pessoalmente o fenômeno do raio de sol, recomendamos que programe sua viagem entre fevereiro e outubro — quando o facho de luz ocorre no Poço Azul — ou entre abril e setembro, quando acontece no Poço Encantado.
Escalada e rapel
Quer viver uma aventura ainda mais emocionante? Então, troque as trilhas pela escalada, normalmente praticada no Parque da Muritiba.
Outro passeio imperdível para os amantes de adrenalina é o rapel, que pode ser realizado na Gruta do Lapão e na Cachoeira do Buracão. Contudo, essa atividade deve ser programada com antecedência, com uma agência especializada.
Camping
O camping é uma prática bastante comum na Chapada Diamantina, especialmente para quem deseja conhecer de perto a natureza da região e ainda poder se reconectar com o meio ambiente — e consigo mesmo.
Inclusive, existem passeios com paradas para acampamento durante o percurso, como o percurso Cachoeira da Fumaça e Mixila, que dura quatro dias e conta com 48 km de pura beleza natural.
Onde comer na Chapada Diamantina?
A gastronomia também precisa fazer parte do seu roteiro, especialmente quando você está se aventurando por um lugar único como a Chapada Diamantina — que também possui pratos únicos em sua cultura.
Os mais conhecidos são:
- Palma: essa espécie de cacto é normalmente picada, cozida e temperada com iguarias da região, servido com outros pratos regionais;
- Palmito de Jaca: miolo da jaca desfiado e temperado com iguarias da região, usada como recheio para tortas, pastéis, salgados, moquecas e outros pratos vegetarianos;
- Farofa de garimpeiro: carne do sol frita e misturada com bastante tempero e farinha de mandioca;
- Godó de banana: ensopado com carne do sol e banana-verde.
E claro: não deixe de experimentar o delicioso café gourmet desta região, conhecida por suas marcas premiadas e de altíssima qualidade.
Informações úteis para sua viagem
Confira abaixo algumas dicas e recomendações para uma viagem mais tranquila:
Reserve com antecedência
Por ser um destino turístico bastante conhecido, principalmente pelos amantes da natureza, a Chapada Diamantina recebe muitos visitantes por ano.
Então, se você está pensando em viajar na alta temporada, recomendamos que reserve os passeios com antecedência para garantir vaga nas suas atividades favoritas.
Além disso, para quem está pensando em praticar o rapel, lembre que esse passeio deve ser programado com uma agência especializada e com antecedência.
Leve roupas confortáveis e adequadas
Os passeios da Chapada Diamantina não apenas exigem bastante disposição, como também roupas e tênis adequados a essas atividades.
Não esqueça também de colocar em sua mala bastante repelente corporal, protetor solar e roupas de banho para aproveitar as cachoeiras — e recarregar as energias para retornar.
Siga as regras de preservação ambiental
A Chapada Diamantina abriga uma Área de Proteção Ambiental (APA), portanto, durante sua viagem e passeios, siga as orientações e regras fornecidas pelos guias e evite problemas com a fiscalização ambiental.
Está preparado para embarcar nessa aventura de natureza? A Laike Turismo te acompanha nessa viagem, deixando tudo programado para que você tenha a melhor experiência nesse destino.