Armênia: tudo o que você precisa saber sobre o destino

A Armênia, a primeira nação a adotar o Cristianismo em todo o mundo, é um ótimo destino histórico e cultural.

Com mosteiros exuberantes, cidades inteiras formadas por cavernas e uma história inesquecível, o país vem sendo bastante buscado por turistas de todo o mundo.

Então, continue conosco nesse guia e saiba o que fazer durante sua visita à Armênia, além de dicas que vão facilitar sua viagem. Boa leitura!

Quando ir para a Armênia?

O verão é a melhor época para conhecer a Armênia, devido ao clima mais seco e temperaturas que variam entre 22 °C e 36 °C. Então, se for possível, dê preferência ao período entre maio a outubro para visitar o país.

Contudo, se for viajar no inverno, não esqueça de colocar na sua mala casacos de frio e esteja preparado para enfrentar temperaturas de até 10 °C negativos e neve.

Como chegar na Armênia?

A principal forma de chegar na Armênia é de avião, contudo, os voos que saem do Brasil não são diretos e normalmente possuem escala em Doha, no Catar, ou em Dubai, nos Emirados Árabes.

Outra maneira de chegar na capital do país é em um trem que parte da capital da Geórgia, Tbilisi, com um percurso de cerca de 500 km. Você também pode fazer essa viagem de carro.

Ah! As fronteiras que separam a Armênia do Azerbaijão e da Turquia são fechadas, devido aos conflitos envolvendo esses países. Então, saiba que não será possível fazer essa travessia.

Onde ficar na Armênia?

Confira algumas opções que separamos para você escolher o local ideal para se hospedar na Armênia!

O que fazer na Armênia?

Separamos abaixo as principais cidades e atrações que a Armênia reserva para os seus turistas.

Yerevan

A capital da Armênia pode não ser muito grande, mas como sendo uma das cidades mais antigas continuamente habitadas, guarda bastante história e cultura a ser explorada por seus visitantes.

As principais atrações são:

  • Praça da República;
  • Igreja de Katoghike (1264);
  • Memorial do Genocídio Arménio;
  • Destilaria de aguardente Ararat;
  • Complexo Cascade.

Dilijan

Dilijan é uma cidade comumente visitada pelos turistas e conhecida localmente como a “Suíça Anermênica” devido às suas montanhas com densas florestas e muito verde.

Além de admirar essas paisagens, não deixe de visitar o centro histórico da cidade e o Mosteiro Haghartsin.

Goris

Habitada desde a idade da pedra, Goris é uma cidade localizada no sul da Armênia, próxima à fronteira do país com o Irã e o Azerbaijão.

Contudo, além de ser uma cidade fronteiriça, o local reserva algumas atrações que vale a pena conhecer, como a Igreja de São Gregório, inaugurada em 1904, mas que ficou fechada durante o domínio soviético e reaberta apenas em 1989.

Além disso, Goris possui vários museus e casas de pedra, que proporcionam um encanto ao local. Mas, a verdadeira surpresa está na Antiga Goris: uma cidade de caveiras formada na encosta de um morro.

Se você quiser estender um pouco a viagem, há 10 km de Goris está localizada a Antiga Khndzoresk, outra cidade de cavernas, construída na encosta do cânion Khor Dzor.

Inclusive, seus habitantes viveram nessa cidade até a década de 50! Contudo, com o domínio soviético, acabaram mudando para o vilarejo atualmente conhecido como Nova Khndzoresk.

Mosteiros

Por ter sido a primeira nação a se converter ao Cristianismo, os mosteiros são basicamente a identidade nacional do local e os principais pontos turísticos do país — e com certeza valem a pena a visita!

Os mais conhecidos são:

  • Mosteiro Sanahin
  • Mosteiro de Saghmosavak
  • Mosteiro de Haghpat
  • Mosteiro de Khor Virap
  • Mosteiro de Noravank

Além disso, também vale a pena conhecer o complexo de Echmiadzin, o centro religioso da Armênia, onde o poder da Igreja está concentrado.

Onde comer na Armênia?

A culinária da Armênia é bastante rica em vegetais, nozes, frutas e ervas aromáticas, das quais são criados pratos incríveis e de sabor único. Os mais populares são:

  • Lavash: pão típico do país, considerado patrimônio cultural pela Unesco;
  • Basturma: fatias de carne seca temperadas com ervas secas;
  • Khash: sopa fervida com especiarias e carne de carneiro ou vaca, comumente servida no café da manhã;
  • Lahmacun: pão crocante com recheio de carne, salsinha e cominho;
  • Sujuk: linguiça de carne de vaca condimentada com cominho, pimenta e summac.

Então, durante sua viagem, não deixe de explorar a culinária do país, escolhendo restaurantes através das indicações dos populares e guias turísticos. Não esqueça de conferir a avaliação do local em sites como o Tripadvisor.

Informações úteis para a sua viagem para a Armênia

Descubra abaixo algumas informações que vão te ajudar durante sua visita ao país!

Segurança

Ainda que esteja em conflito com o Azerbaijão, a última guerra armada ocorrida entre os países foi em 2016. Além disso, as linhas de frente são distantes dos pontos turísticos.

Então, é tranquilo viajar para a Armênia, inclusive, sem se preocupar com assaltantes — fique apenas atento aos seus pertences, devido aos batedores de carteira.

De qualquer maneira, é sempre importante fazer o seu seguro de viagem. 

Transporte

Além dos transportes públicos, também é possível alugar um carro no país, o que vai facilitar bastante os seus passeios, sobretudo se desejar conhecer outro destino próximo.

Fuso horário

Como a Armênia tem um fuso horário de GMT+4, a diferença em comparação ao Brasil é de 7 horas.

Tomada e eletricidade

A tensão usada na Armênia é 220 V e as tomadas usadas são do Tipo C e do Tipo F. Então, escolha com atenção os equipamentos que irá levar e verifique a necessidade de comprar adaptadores.

Documentos e visto

É possível entrar na Armênia apenas utilizando o passaporte, sem necessidade de visto. Contudo, o documento deve ter no máximo 6 meses de validade e o ideal é andar sempre com cópias nas mãos, durante os passeios.

Moeda e câmbio

O Dram armênio é a moeda oficial do país, que corresponde a 0,012 reais brasileiros!

Contudo, como não é muito fácil encontrar caixas eletrônicos e não é bom confiar apenas no cartão de crédito, o ideal é levar o dinheiro em espécie e sempre andar com uma quantia suficiente em mãos para arcar com os custos da viagem.

Faça a melhor cotação com o máximo de segurança com o Meu Câmbio. 

Idioma

O Armênio é o idioma oficial da Armênia, contudo, devido ao domínio da União Soviética, grande parte da população também fala russo. É possível também encontrar pessoas que falam inglês.

Quer que a Armênia seja seu próximo destino? Entre em contato com a nossa agência e receba um guia de viagem personalizado!

Compartilhe:

Faça parte do próximo grupo!!

Fique sempre por dentro das nossas promoções e agenda dos grupos.

Posts relacionados